Edificado em contraste com a anterior Igreja Matriz, o cruzeiro ao gosto do barroco, e à semelhança do São Silvestre, está incluído nos cruzeiros do centenário em 1940.
Ergue-se numa base quadrangular de quatro degraus decrescentes em granito que sustenta uma base em paralelepípedo com motivos vegetais de quatro faces. Nesta ergue-se a coluna compósita de fuste canelado. O capitel coríntio sustenta uma esfera e cruz como remate.
Este ponto está situado na localidade Ermesinde, na freguesia Ermesinde.
(Distância: 52 m W)
Situado próximo da nova Igreja Matriz, com a linha férrea a intermediar, o Palacete do Mesquita é um de muitos existentes em Ermesinde que apareceram entre os finais do século XIX e inícios de XX.
(Distância: 346 m SE)
Na zona central de Ermesinde encontra-se a capela de São Silvestre que é o monumento mais antigo da localidade e foi a primeira Igreja Matriz desse aglomerado populacional.
(Distância: 1 km SE)
Este edifício foi mandado edificar por Amadeu Ferreira de Sousa Vilar, vindo posteriormente a pertencer a um industrial e proprietário de fábrica de tecidos Sá.
(Distância: 2 km SE)
Em 1749, ano em que começou a edificação do convento com o lançamento da primeira pedra, já existia uma ermida, que foi substituída pela atual Igreja de Santa Rita.
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km E)
A capela conhecida como Nossa Senhora da Conceição, edificada em 1733, tem como padroeiro São Vicente de Ferrer devido ao fundador com o mesmo nome, Vicente Ferreira Alfena.
(Distância: 2 km SW)
Esta igreja de estilo românico está datada de 1120. Faria parte de um primitivo convento paleocristão ou pré-românico datado de 974 e atualmente desaparecido.
(Distância: 2 km E)
Constituído por sete cruzes, este conjunto faz parte da Via-Sacra, da primeira metade do século XVIII, situada a caminho da Igreja Matriz.
(Distância: 3 km W)
(Distância: 3 km NE)
Uma igreja construída nos anos 60 do séc. XX por iniciativa do Padre Nuno António Maria Cardoso.