A pouco mais de dois quilómetros de Alfena na direção de Ermesinde, a capela conhecida como Nossa Senhora da Conceição tem como padroeiro São Vicente de Ferrer. Um santo muito pouco popular, quase desconhecido, invocado simplesmente pela Irmandade Dominicana, sendo este o padroeiro das Almas.
A dedicação a São Vicente de Ferrer deve-se a que o fundador desta capela com o mesmo nome, Vicente Ferreira Alfena, e da sua mulher Luzia Antónia do Sacramento, a mandaram edificar em 1733. Foi licenciada a oito de novembro do mesmo ano, reunindo todas as funções para a qual foi construída.
A distância a que este lugar se encontrava da Igreja Matriz, em que as cheias provocavam o impedimento dos habitantes locais ao acesso do mencionado templo, foi a razão pela qual o pequeno templo foi edificado.
Desenvolvida no sentido sul/norte, com a fachada principal virada para norte, está delimitada por cunhais de pilastras e rematada por pináculos piramidais.
O único rasgo é do portal em verga reta encimado de um frontão triangular interrompido por uma esfera em pedra. Antecede-lhe uma cobertura que assenta em duas colunas.
Este ponto está situado na localidade Alfena, na freguesia Alfena.
A capela está situada numa esquina da Rua de Nossa Senhora da Conceição, a sul das povoações de Aldeia Nova e Cabeda, a pouco mais de 2 quilómetros a sul de Alfena.
(Distância: 743 m N)
Constituído por sete cruzes, este conjunto faz parte da Via-Sacra, da primeira metade do século XVIII, situada a caminho da Igreja Matriz.
(Distância: 2 km N)
Uma igreja construída nos anos 60 do séc. XX por iniciativa do Padre Nuno António Maria Cardoso.
(Distância: 2 km N)
Este calvário de seis cruzes, com a particularidade de estar formado em cruz latina, seria parte de uma Via-Sacra com origem na Igreja Matriz.
(Distância: 2 km W)
Na zona central de Ermesinde encontra-se a capela de São Silvestre que é o monumento mais antigo da localidade e foi a primeira Igreja Matriz desse aglomerado populacional.
(Distância: 2 km SW)
Este edifício foi mandado edificar por Amadeu Ferreira de Sousa Vilar, vindo posteriormente a pertencer a um industrial e proprietário de fábrica de tecidos Sá.
(Distância: 2 km SW)
Em 1749, ano em que começou a edificação do convento com o lançamento da primeira pedra, já existia uma ermida, que foi substituída pela atual Igreja de Santa Rita.
(Distância: 2 km N)
Pertencente ao conjunto ponte/capela/parque de São Lázaro, esta ponte, com um passado verdadeiramente romano, é no entanto encarada como provável da época medieval.
(Distância: 2 km N)
Esta capela, cujo nome primitivo era Nossa Senhora dos Remédios, foi restaurada em 1623. Estando no caminho de Santiago de Compostela, serve para descanso dos peregrinos.
(Distância: 2 km W)
Símbolo da aproximação de um templo religioso e, neste caso, em frente à Igreja Matriz de Ermesinde, este monumento deverá ter sido edificado durante o século XVIII.
(Distância: 2 km W)
Situado próximo da nova Igreja Matriz, com a linha férrea a intermediar, o Palacete do Mesquita é um de muitos existentes em Ermesinde que apareceram entre os finais do século XIX e inícios de XX.