Uma Loggia é um espaço aberto na totalidade ou apenas em um ou dois lados. É coberto e sustentado por colunas ou arcos.
O que se tenta explicar neste texto é esta Loggia Quinhentista, uma vez que a capela só é acessível pelo interior da igreja. Chegado ao local da Igreja Paroquial desta freguesia, para qualquer visitante perde-se por completo ao visitarmos o templo religioso em questão, pois a sua estrutura apaga completamente a Loggia Quinhentista.
Com efeito, a primitiva Igreja Matriz de Negrelos, dedicada a São Tomé, pertencia à época medieval, uma vez que a povoação está referenciada no século XI, tendo sido posteriormente elevada a vila e de seguida a couto.
Atualmente este conjunto religioso está dividido em três partes que se distinguem e é formado pelo corpo da igreja, sendo pelo interior desta que temos acesso à capela.
A segunda parte, datada do início do século XVI, de traça manuelina, é dedicada ao Santíssimo Sacramento. A terceira parte, que corresponde à Loggia, está posicionada e visível no exterior e no lado esquerdo da igreja.
Datada dos anos trinta e quarenta do século XVI, também manuelina, desenvolve-se numa planta quadrangular dividida em dois pisos.
O piso térreo é formado por um pequeno hall que é sustentado por sete colunas, sendo quatro frontais e três laterais. Daqui parte uma escada que dá acesso ao piso superior, que possui uma janela de canto gradeada com o espaço delimitado por um vão fechado.
Este último pormenor está considerado como único na região, sendo atribuído a Francisco Cremona e datado de 1545, mesmo sem fundamentação documental.
Deste conjunto religioso, só a capela e a Loggia Quinhentista estão classificados como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1944.
Este ponto está situado na localidade São Tomé de Negrelos, na freguesia Negrelos (São Tomé).
(Distância: 680 m NW)
(Distância: 696 m NW)
Biblioteca situada no edifício da Junta de Freguesia.
(Distância: 1 km N)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km E)
A fundação do mosteiro deu-se em 1070, sendo atribuído a D. Toure Serrão, apesar de o primeiro documento referente a uma permuta de propriedade referir o ano de 1096. A igreja foi construída entre os finais século XII e princípios de XIII.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km N)
Mosteiro de São José, das Irmãs Clarissas Adoradoras
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km SE)
A Citânia de Sanfins é considerada um dos maiores povoados fortificados alguma vez descobertos. A sua edificação terá ocorrido entre o século V a.C. e a segunda metade do século II a.C.