Esta Cividade é mais um verdadeiro exemplar de um importante povoamento de cultura celta ou castreja no noroeste da Península Ibérica, mais concretamente a 5 km da Póvoa de Varzim.
Situada no coração da cultura castreja, esta cividade prosperou devido ao seu muralhamento e da sua aproximação ao mar. Sendo assim, possibilitava o comércio com outras civilizações do Mar Mediterrâneo. Este mesmo comércio atraiu os olhares dos romanos.
A cividade e a sua cultura pereceram no final da guerra Lusitana ganha pelos romanos pelo assassinato à traição do Viriato.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Terroso, na freguesia Aver-O-Mar, Amorim e Terroso.
(Distância: 1 km W)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 4 km E)
Mais uma igreja de estilo românico do séc. XII, de nave e abside retangulares. A capela-mor é abobadada com capitéis lavrados e arco triunfal com três arquivoltas.
(Distância: 4 km SW)
(Distância: 4 km E)
Reza a história que este nome, S. Pedro de Rates, surgiu quando um judeu foi maltratado neste lugar pelos romanos da era de Nero.
(Distância: 4 km E)
(Distância: 4 km E)
Pelourinho do século XVI, foi mandado construir por D. Manuel I com o propósito de S. Pedro de Rates ser concelho.
(Distância: 5 km SW)
A Misericórdia tem a sua representação nesta cidade de Póvoa de Varzim. É uma igreja de fachada imponente.
(Distância: 5 km SW)
A Igreja da Nossa Senhora das Dores remonta ao séc. XVIII uma vez que, até aí, era dedicada à ermida do Senhor Crucificado.
(Distância: 5 km SW)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, templo edificado na segunda metade do séc. XVIII.