Esta igreja ficou com o nome da terra, S. Pedro de Rates. Reza a história que este nome surgiu quando um judeu foi maltratado neste lugar pelos romanos da era de Nero.
A igreja está construída sobre uns alicerces de uma antiga construção. Pensa-se que no século IX já ali existia uma Mosteiro de Frades Beneditinos com uma igreja de três naves. Sofreu alterações por ordem de D. Henrique e D. Teresa, e mais tarde foi doado ao Priorado Cluniense de Santa Maria da Caridade.
Mais um belíssimo exemplar de arquitectura românica, que merece ser visto. Este exemplar é dos mais favorecidos pois está situado no conhecido e famoso caminho de peregrinações, o "Caminho de Santiago".
Este edifício está classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade São Pedro de Rates, na freguesia São Pedro de Rates.
(Distância: 105 m N)
(Distância: 125 m NE)
Pelourinho do século XVI, foi mandado construir por D. Manuel I com o propósito de S. Pedro de Rates ser concelho.
(Distância: 568 m NE)
(Distância: 3 km S)
Mais uma igreja de estilo românico do séc. XII, de nave e abside retangulares. A capela-mor é abobadada com capitéis lavrados e arco triunfal com três arquivoltas.
(Distância: 3 km S)
Ponte de S. Miguel de Arcos é mais uma ponte romana de três arcos, que fazia parte do caminho principal entre o Porto e Galiza.
(Distância: 4 km W)
Esta Cividade é mais um verdadeiro exemplar de um importante povoamento de cultura celta ou castreja no noroeste da Península Ibérica.
(Distância: 4 km SE)
(Distância: 4 km SE)
(Distância: 5 km W)
(Distância: 7 km W)