Este edifício entrou na Família Balsemão através do casamento de uma Senhora desta com o 2º Visconde de Balsemão.
Entretanto, na década de 1840 o Palacete foi alugado a um comerciante de hotelaria que transformou este em hospedaria da qual transferiu a da Rua de Bonjardim para este local. É que, neste período em que funcionava como hospedaria, recebeu uma personagem de relevo, o Rei Carlos Aberto da Sardenha, por um período de tempo no seu exílio em Portugal.
Em 1854 realizou-se a venda do Palacete, acontecendo assim uma nova passagem de mãos para um senhor proprietário e abastado chamado de José António de Sousa Basto, 1º Visconde da Trindade. Fez profundas alterações ao edifício, tornando-o num esplendor de casa que hoje se conhece.
Atualmente o Palacete é de pertença da Câmara Municipal desde 1959, onde alberga alguns serviços camarários.
Este ponto está situado na localidade Vitória, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
(Distância: 42 m SW)
Esta praça homenageia o Rei Italiano Carlos Alberto de Savóia, que esteve hospedado no Palácio dos Viscondes de Balsemão durante o início do seu exilo.
(Distância: 192 m SW)
A Igreja do Carmo, de estilo barroco/rococó, foi construída entre os anos 1756-1768. A Igreja dos Carmelitas Descalços, começou a ser construída em 1616 e foi terminada em 1628.
(Distância: 197 m S)
Esta fonte foi mandada fazer pela companhia das águas em 1882, entrando em funcionamento quatro anos mais tarde.
(Distância: 216 m S)
Em 1911 a instituição sofreu com a primeira República, tendo sido anexada à futura Universidade do Porto e ficando com o nome de Faculdade de Ciências a partir de 1915.
(Distância: 253 m SW)
Este edifício de estilo neoclássico é o maior fora do Reino Unido. Construído entre 1779 e 1824, deveria substituir o hospital da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 261 m S)
Considerada a terceira melhor livraria do Mundo pela Lonely Planet no corrente ano, fundada em 1869, é uma verdadeira referência na cidade.
(Distância: 343 m NW)
Esta rua, com uma extensão de 840 metros, é uma ligação entre a zona portuária da ribeira, toda ela medieval, com a parte nova, pertencente à zona alta da cidade.
(Distância: 360 m S)
A igreja, enfermaria, secretaria e torre formam um conjunto fenomenal arquitetado por Nicolau Nasoni em 1732, ano em que se deu o início das obras.
(Distância: 364 m S)
Esta fantástica obra foi iniciada em 1754, e terminada em 1763, pelo famoso arquitecto da época Nicolau Nasoni, transformando esta torre na mais alta da cidade e de Portugal.
(Distância: 384 m E)
A proposta da construção desta avenida foi lançada em 1914, para dar um plano de renovação ao centro, ligando as praças da Liberdade e da Trindade. Foi aprovada pela câmara em 1915.