A sua construção foi iniciada para uma dupla função, de residência e fábrica, mandada por uma família próspera nos negócios apelidada de Morais e Castro, sobrepondo-se uma alcunha que até hoje se mantém, a Carrancas.
Em 1861 sofreu a primeira passagem de dono, neste caso para o Monarca D. Pedro V, para servir de alojamento à Casa Real nas vezes que vinham ao Norte do País. Com esta mudança, o Palácio sofreu obras de reparação e melhoramentos mantendo a linha inicial, mas extinguindo as instalações da fábrica.
A Santa Casa de Misericórdia é a seguinte dona do edifício, por testamento do Rei D. Manuel II, para que esta instituição instalasse um hospital. Mais tarde retornou para o Estado, tornando o dito edifício em sede do Museu Nacional Soares dos Reis, inaugurado em 1942.
Vinte anos mais tarde o Palácio das Carrancas tornou-se Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Miragaia, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
Este museu está situado na Rua D. Manuel II, a pouca distância a leste dos jardins do Palácio de Cristal.
(Distância: 212 m SE)
Em 1247 Miragaia estava referenciada como uma pequena povoação piscatória à beira rio Douro. O seu nome é oriundo da palavra romana Gale, que significa defronte de Gaia.
(Distância: 286 m E)
Este edifício de estilo neoclássico é o maior fora do Reino Unido. Construído entre 1779 e 1824, deveria substituir o hospital da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 298 m W)
O Palácio de Cristal começou a ser construído em 1861 e terminou em 1865. Foi inaugurado pelo Rei D. Luís, tendo sido concebido para receber a exposição Internacional do Porto.
(Distância: 320 m NW)
Torre do Pedro Sem ou mais conhecida por Torre do Palácio dos Terenas, assim chamada pois a torre está nas traseiras do dito Palácio.
(Distância: 330 m NW)
Este Palácio é uma importante casa senhorial setecentista da cidade do Porto, erguido no séc. XVIII pelos Brandão de Melo, herdeiros do Pedro Sem.
(Distância: 345 m S)
O Palácio das Sereias, igualmente conhecido por Palácio da Bandeirinha, que toma o nome da rua, liga-se neste caso a uma história verdadeiramente trágica, ou simplesmente levada pelos ventos populares.
(Distância: 357 m S)
A pirâmide no largo fronteiro ao Palácio das Sereias servia de suporte para uma bandeira de saúde que sinalizava o limite para os navios atracarem em situações de peste.
(Distância: 402 m SE)
Situado na calçada com o mesmo nome, teve como data da sua construção 1619 e na altura também teve como designação Fonte do Rio Frio.
(Distância: 432 m S)
O Chafariz da Colher é uma das fontes mais antigas da cidade.
(Distância: 437 m E)
A Igreja do Carmo, de estilo barroco/rococó, foi construída entre os anos 1756-1768. A Igreja dos Carmelitas Descalços, começou a ser construída em 1616 e foi terminada em 1628.