Torre do Pedro Sem ou mais conhecida por Torre do Palácio dos Terenas, assim chamada pois a torre está nas traseiras do dito Palácio.
Em certos textos, esta torre é referida erroneamente Torre da Marca.
Trata-se de uma torre militar mandada construir por D. João III para orientar os navios que entravam na barra do Douro. Esta torre foi erguida na primeira metade do século XIV na Quinta da Boa Vista, nos arredores do Burgo Medieval.
Esta Torre está classificada como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Massarelos, na freguesia Lordelo do Ouro e Massarelos.
A Torre de Pedro Sem situa-se nas traseiras do Palácio dos Terenas, a norte dos Jardins do Palácio de Cristal.
(Distância: 36 m SW)
Este Palácio é uma importante casa senhorial setecentista da cidade do Porto, erguido no séc. XVIII pelos Brandão de Melo, herdeiros do Pedro Sem.
(Distância: 252 m S)
O Palácio de Cristal começou a ser construído em 1861 e terminou em 1865. Foi inaugurado pelo Rei D. Luís, tendo sido concebido para receber a exposição Internacional do Porto.
(Distância: 320 m SE)
Sendo atualmente o Museu Soares do Reis, este Palácio urbano neoclássico teve o seu início de construção no ano de 1795.
(Distância: 523 m SE)
Em 1247 Miragaia estava referenciada como uma pequena povoação piscatória à beira rio Douro. O seu nome é oriundo da palavra romana Gale, que significa defronte de Gaia.
(Distância: 550 m SE)
O Palácio das Sereias, igualmente conhecido por Palácio da Bandeirinha, que toma o nome da rua, liga-se neste caso a uma história verdadeiramente trágica, ou simplesmente levada pelos ventos populares.
(Distância: 561 m SW)
É mais conhecida como Igreja do Corpo Santo de Massarelos, pois foi construída para substituir a velha e arruinada Ermida da Confraria das Almas do Corpo Santo.
(Distância: 571 m SE)
A pirâmide no largo fronteiro ao Palácio das Sereias servia de suporte para uma bandeira de saúde que sinalizava o limite para os navios atracarem em situações de peste.
(Distância: 576 m E)
Este edifício de estilo neoclássico é o maior fora do Reino Unido. Construído entre 1779 e 1824, deveria substituir o hospital da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 656 m SE)
O Chafariz da Colher é uma das fontes mais antigas da cidade.
(Distância: 675 m NE)
Esta rua, com uma extensão de 840 metros, é uma ligação entre a zona portuária da ribeira, toda ela medieval, com a parte nova, pertencente à zona alta da cidade.