×
Pontos de Interesse no Concelho de Paredes
Junta de Freguesia de Paredes (Paredes)
Situada ao lado do edifício dos Antigos Paços do Concelho, a Junta de Freguesia de Paredes, uma das dezoito freguesias que constituem o Concelho de Paredes, localiza-se na esquina de duas ruas.
Mosteiro de São Pedro de Cete (Cete)
Com outras designações como Igreja de São Pedro de Cete, Igreja Paroquial do Mosteiro de Cete e Mosteiro de Cete, é mais um belo e magnífico exemplar românico, sendo considerado um dos mais antigos de Portugal.
Palácio da Granja (Paredes)
É um edifício de 1883, ajardinado à sua volta, com caraterísticas brasileiras como a balaustrada que integra o frontão triangular e a acentuada linha do telhado. Este é contornado por um jardim, e o conjunto é rodeado por um muro.
Pelourinho de Louredo (Louredo)
O Pelourinho, símbolo de um poder confirmado por D. Afonso IV em 1342, ergue-se sobre uma plataforma larga e quadrangular formada por três degraus. Ao centro eleva-se o fuste cilíndrico e liso, rematado no topo por uma anelete e bocel.
Pelourinho de Paredes (Paredes)
O levantamento deste pelourinho está referenciado com data incerta, na certeza de que em 1758 estava erguido junto ao tribunal e cadeia. Somente em 1844 a localidade foi elevada à categoria de Vila.
Ponte do Alvre (Aguiar de Sousa)
Ponte construída na Idade Média sobre o Rio Sousa
Ponte Romana de Cepeda (Paredes)
A ponte integra a via que ligava o Porto a Vila Real de Trás-os-Montes, passando justamente por Paredes, Valongo e Penafiel. A ponte é formada por um simples arco de volta perfeita de aduelas em cantaria estreitas e alongadas.
Ponte Romana de Lordelo (Lordelo)
Esta ponte teve a sua construção ou reconstrução no século XVII, do Baixo Medieval, é uma ponte de dimensões reduzidas devido ao reduzido curso da água, que implicou uma construção em granito de dois arcos de volta perfeita.
Praça/Jardim José Guilherme (Paredes)
Situado no centro da cidade de Paredes, este espaço arborizado com o nome do benemérito de Paredes ocupa uma área de um hectare e foi construído em meados do século XIX. Está agora envolvido pela abertura de novas ruas e por novos edifícios.
Torre do Castelo (Aguiar de Sousa)
A torre, situada num local rodeado de montes e por isso com pouca visibilidade e difícil acesso, é o que resta de uma construção fortificada.