×
Pontos de Interesse no Concelho de Paredes
Cruzeiro de Vilela (Vilela)
Este cruzeiro, situado em frente do Mosteiro, ergue-se num bloco quadrado de três degraus, dos quais o primeiro está ao nível da estrada, que servem como base a um bloco granítico quadrado e sobre este a coluna cilíndrica lisa.
Ermida de Nossa Senhora do Vale (Cete)
Esta capela foi erguida num local ermo no XV ou XVI, no românico de resistência, vendo-se no exterior os contrafortes dos ângulos da cabeceira, típico dessa época.
Forca de Louredo (Louredo)
Desconhecendo-se a sua função, é formado por uma estrutura em cantaria quadrangular com onze metros e setenta centímetros de altura. A sua base é formada por quatro degraus, seguindo-se três corpos sobrepostos, com o remate piramidal.
Igreja Antiga de Besteiros (Besteiros)
Esta igreja mais antiga, que remonta ao século XVII, foi construída toda em granito. Orientada longitudinalmente, com a fachada principal orientada para poente, apresenta uma planta retangular com nave e capela-mor.
Igreja de São Tomé (Bitarães)
Este templo religioso do século XVIII dedicado a São Tomé ergue-se sobre um outro da época medieval da primeira metade do século XIII que, segundo a tradição, teria sido erguido a mando de D. Mafalda, neta de D. Afonso Henriques.
Igreja e Mosteiro de Santo Estêvão (Vilela)
Na freguesia de Vilela encontra-se o conjunto conventual da Igreja e Mosteiro de Santo Estêvão, cuja fundação remonta ao período anterior à Nacionalidade, desconhecendo-se a data real mas com a possibilidade de ter ocorrido no ano 1000.
Igreja Matriz de Louredo (Louredo)
Esta igreja dedicada ao seu orago São Cristóvão é uma construção do princípio do século XVIII, de planta retangular, formada por nave e capela-mor retangulares, com a fachada principal ladeada pelas duas torres.
Igreja Matriz de Paredes (Paredes)
Esta igreja, localizada numa pequena elevação, foi construída nos finais do século XIX, e a sua inauguração foi feita no ano de 1908. É um edifício desenvolvido no sentido sul/norte, com a fachada orientada para norte.
Igreja Matriz de Vandoma (Vandoma)
Na sua simplicidade de traça neoclássica, este é um dos muitos templos que apresenta uma interessante e pequena história de aldeia, com pouco relevância, mas que se deve ter em conta para uma visita descontraída e de passagem se for o caso.
José Guilherme Pacheco (Paredes)
José Guilherme Pacheco, nascido no Brasil e falecido no Porto, um homem formado na faculdade de Coimbra em advocacia, foi um dos muitos cidadãos portugueses que contribuíram de alguma forma na vida de Paredes.