A igreja de uma só nave mostra-nos a sua força e robustez, com contrastes adossados tanto no exterior como no interior. Possui um nartex exterior com um campanário que, embora de época posterior, se articula harmoniosamente com a construção do século XII.
O pórtico de entrada é de cinco arcos com colunas simples e capitéis profusamente trabalhados, que só têm paralelo na Catedral de Zamora, tornando-se assim único no país.
No seu interior, dá acesso a uma capela-mor, que tem uma marca de influência galega, com forma poligonal e uma funda arcada em mitra e entrada com arco triunfal. A abóbada da capela-mor apresenta dois tramos muito nítidos nas suas formas e volumetria.
(Foto de interior inserida com autorização da Rota do Românico)
A pia baptismal existente na igreja é de estilo manuelino e ostenta as armas de D. Diogo de Sousa. Existe ainda no interior uma imagem gótica do século XVI de São Pedro, padroeiro do Mosteiro.
Este Mosteiro integra a Rota do Românico, sendo o número 12 do Percurso do Vale do Sousa.
Está classificado como Monumento Nacional desde 1928.
Este ponto está situado na localidade Ferreira, na freguesia Ferreira.
Esta igreja está situada na Avenida do Mosteiro, na localidade de Mosteiro, ao centro da freguesia de Ferreira.
(Distância: 21 m NW)
Um parque verde relvado e arborizado, com um espelho de água, parque de merendas e parque infantil, dois edifícios com auditório para 126 pessoas e um palco e ainda bar e esplanada.
(Distância: 538 m N)
(Distância: 1 km N)
Um estádio para jogos e treinos das equipas locais, com espaço para quase 4000 espetadores, relvado, vedado e com iluminação artificial e ainda com três campos anexos para treinos.
(Distância: 2 km W)
Uma capela numa arquitetura fora do normal, recente, em formato octogonal com o altar-mor na parte central.
(Distância: 2 km W)
Cruzeiro com cerca de três metros de altura, com fuste assente sobre um bloco e um degrau, todos de secção quadrada. A cruz no topo assenta sobre uma esfera.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 3 km N)
Esta capela começou por ser um simples oratório, situado no meio do matagal e pinheiros. Tornou-se neste templo religioso devido ao ermitão António Dias Penedo.
(Distância: 3 km N)
Esta capela surgiu de uma pequena ermida ou oratório dedicado a São Francisco, mas não se sabe a data em que foi instituída nem a época a que remonta o primitivo oratório.