Igreja de Nossa Senhora do Ó, sendo mais conhecida como Igreja Matriz de Águas Santas.
Esta igreja de estilo românico está datada de 1120. A igreja faria parte de um primitivo convento paleocristão, ou mesmo pré-românico, datado de 974 e atualmente desaparecido. O templo, sendo de um edifício de pequenas dimensões, foi aumentado ao longo dos tempos reutilizando algumas partes, como é o caso dos capitéis, no arco da capela-mor do século XII.
De facto este templo é dos poucos existentes em Portugal em que são adicionadas novas áreas mantendo as anteriores nos seus estilos e influências.
A igreja está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Águas Santas, na freguesia Águas Santas.
(Distância: 820 m SE)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 2 km NE)
Situado próximo da nova Igreja Matriz, com a linha férrea a intermediar, o Palacete do Mesquita é um de muitos existentes em Ermesinde que apareceram entre os finais do século XIX e inícios de XX.
(Distância: 2 km NE)
Símbolo da aproximação de um templo religioso e, neste caso, em frente à Igreja Matriz de Ermesinde, este monumento deverá ter sido edificado durante o século XVIII.
(Distância: 2 km E)
Na zona central de Ermesinde encontra-se a capela de São Silvestre que é o monumento mais antigo da localidade e foi a primeira Igreja Matriz desse aglomerado populacional.
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km E)
Este edifício foi mandado edificar por Amadeu Ferreira de Sousa Vilar, vindo posteriormente a pertencer a um industrial e proprietário de fábrica de tecidos Sá.
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 3 km SW)