A Ponte da Veiga, de pequenas dimensões com um só arco ligeiramente quebrado, atravessa o rio Sousa na estrada que liga Rio a Cachada.
A construção situa-se no início do século XV e terá sido ligada com o Mosteiro de Pombeiro a que pertenciam terrenos neste local. Segundo a história, a ponte terá sido construída a mando de frei Amaro, abade comendatário do Mosteiro de Pombeiro, que aqui se refugiou, fugindo da peste, em 1446.
A construção seguiu o habitual da época, em que se fez uma estrutura em madeira onde se apoiam as aduelas, as pedras talhadas, encaixadas sem necessidade de qualquer elemento ligante.
(Foto da Ponte da Veiga em 1962, inserida com autorização da Rota do Românico)
A construção da estrada para a passagem de veículos automóveis obrigou a que esta ponte fosse desmantelada e reconstruída um pouco mais a jusante, sendo então substituída por uma nova ponte.
A Ponte da Veiga faz parte da Rota do Românico, sendo o número 4 do Percurso do Vale do Sousa.
Este ponto está situado na localidade Torno, na freguesia Torno.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km E)
(Distância: 1 km E)
(Distância: 2 km SE)
Com 14 metros de altura e 5 pisos, esta torre insere-se sobre um afloramento granítico numa pequena elevação, constituindo um posto militar de observação sobranceiro a toda a região. Foi construída entre o meio do século XIII e o início do século seguinte.
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)