Esta Igreja do Divino Salvador de Aveleda é de construção românica tardia, de que se notam sinais no portal ocidental. Com três colunas de capitéis vegetalistas, o portal de arco quebrado é sobreposto por uma janela em óculo no tímpano e uma cruz, ladeados por pináculos.
A torre sineira, do lado direito da igreja, está num plano recuado. Nas laterais da igreja notam-se os cachorros também de construção românica tardia que ajudam a confirmar que a igreja é possivelmente do final do século XIII ou início do século XIV.
Por cima do portal lateral esquerdo nota-se a presença de lacrimais que mostram ter havido ali um alpendre, habitual nas igrejas portuguesas de estilo românico.
Há na igreja elementos arquitetónicos e artísticos que mostram a sua transformação mais recente, do século XVII ou XVIII, como por exemplo a torre sineira e a capela-mor. Os retábulos são de estilo rococó e neoclássico no caso do retábulo-mor. Os tetos da capela-mor e da nave são de autoria ainda desconhecida.
A igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978.
A igreja faz parte da Rota do Românico, tendo o número 8 no Percurso do Vale do Sousa.
Este ponto está situado na localidade Mourinho, na freguesia Aveleda.
(Distância: 20 m SE)
(Distância: 163 m NE)
(Distância: 174 m NE)
(Distância: 1 km S)
A Ponte de Vilela está situada na freguesia de Aveleda, perto da localidade de Vilela, permitindo atravessar o rio Sousa. Dada a construção semelhante a outras pontes medievais, supõe-se que a ponte tenha origem no século XIII.
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
Um pelourinho considerado do século XVI, é uma reconstrução recente. Tem uma coluna espiralada com capitel circular.
(Distância: 2 km W)
Câmara Municipal de Lousada - Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 4620-695 Lousada