A Ponte de Vilela está situada na freguesia de Aveleda, perto da localidade de Vilela, permitindo atravessar o rio Sousa.
O tabuleiro horizontal desta ponte granítica estende-se sobre quatro arcos de volta perfeita apoiados em três pegões cegos com talha-mares a montante e contrafortes a jusante. Nos extremos o tabuleiro é de rampa.
Dada a sua pouca largura e a quantidade de veículos que ali transitam diariamente foi construída uma nova ponte a jusante desta, servindo esta neste momento unicamente para fins históricos e turísticos.
Por não conter qualquer elemento identificativo, supõem-se que a ponte seja do século XIII por ser de construção semelhante às desta época medieval.
Esta ponte faz parte da Rota do Românico, tendo o número 9 no Percurso do Vale do Sousa.
Este ponto está situado na localidade Aveleda, na freguesia Aveleda.
(Distância: 1 km W)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km N)
Esta Igreja do Divino Salvador de Aveleda é de construção românica tardia, possivelmente do final do século XIII ou início do século XIV, havendo sinais da sua transformação mais recente, do século XVII ou XVIII.
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 2 km S)
A fundação desta Igreja de Santa Maria de Meinedo data do final do século XIII, início do século XIV. De nave única retangular, é coberta por madeira de duas águas. Está considerada como Imóvel de Interesse Público desde 1945.
(Distância: 2 km S)
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km W)