(Distância: 2 km W)
A igreja atual, dedicada a Nossa Senhora da Natividade, foi construída entre 1881 e 1885 num local onde se supõe ter existido uma igreja anterior, de 1587. A torre sineira foi acrescentada em 1930.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 3 km SE)
Com referência ao século XX, a Igreja Paroquial de Pedorido é de facto um templo que no século XI foi doado ao Mosteiro do Paço de Sousa. No século XVIII, as Memórias Paroquiais referenciam que a igreja é dedicada a Santa Eulália. Em 1949 é inaugurado o novo templo.
(Distância: 3 km SE)
Situada junto do rio Douro no seu lado esquerdo, foi das primeiras localidades a pertencer às Terras do Paiva, cujos testemunhos remontam aos séculos X e XI. Nas Inquirições Paroquiais, Pedorido é referenciado a partir do século X, havendo a possibilidade da presença de povos anteriores.
(Distância: 3 km SE)
Pedorido é a localidade contemplada pela foz do rio Arda, rio que tem a sua origem no concelho de Arouca, atravessando as serras num percurso de 30 quilómetros e vindo desaguar precisamente nesta localidade do concelho de Castelo de Paiva.
(Distância: 3 km SE)
As condições do rio Arda a desaguar no grandioso rio Douro são bastantes favoráveis para a existência de uma praia fluvial, junto da localidade de Pedorido e junto da zona de lazer do Choupal das Concas, com árvores de grande porte para darem umas excelente sombras.