×
Pontos de Interesse no Concelho de Gondomar
Foz do Rio Sousa (Foz do Sousa e Covelo)
Um local com uma paisagem espetacular, no encontro dos dois rios, Sousa e Douro.
Igreja Matriz de Covelo (Foz do Sousa e Covelo)
Uma igreja de construção recente, destaca-se a torre sineira por cima da porta principal, numa forma fora do normal de topo triangular.
Igreja Matriz de Fânzeres (Fânzeres)
Desconhecendo-se a data da sua construção, a única informação que existe é a data de 1701 na frontaria. Destaca-se a torre sineira em três registos, vendo-se no segundo o relógio e no terceiro os sinos, terminada em pináculos e um coruchéu.
Igreja Matriz de Jovim (Jovim)
Dedicada à Santa Cruz, destaca-se nesta igreja a torre sineira na parte traseira do lado esquerdo. A fachada é ladeada por um par de pilastras de cada lado, encimadas pelos habituais pináculos.
Igreja Matriz de Lomba (Lomba)
Uma igreja junto de um miradouro com uma paisagem excelente, destaca-se a grande torre sineira à esquerda da fachada principal que é aberta pela porta em arco quebrado com janela sobreposta.
Igreja Matriz de Medas (Medas)
A igreja atual, dedicada a Nossa Senhora da Natividade, foi construída entre 1881 e 1885 num local onde se supõe ter existido uma igreja anterior, de 1587. A torre sineira foi acrescentada em 1930.
Igreja Paroquial de Rio Tinto (Rio Tinto e Baguim do Monte)
Igreja Matriz de Rio Tinto, dedicada a Santa Marinha.
Junta de Freguesia de Baguim do Monte (Rio Tinto e Baguim do Monte)
A freguesia de Baguim do Monte em conjunto com a freguesia de Rio Tinto formam a cidade de Rio Tinto. Foi criada em 11 de julho de 1985 por separação da freguesia de Rio Tinto. Tem como padroeiro o Imaculado Coração de Maria.
Monte Crasto (Gondomar)
O ponto mais alto do concelho, com uma excelente vista sobre o Rio Douro, até ao Porto e Vila Nova de Gaia.
Quinta de Montezelo (Fânzeres)
A Quinta de Montezelo é um solar do século XVII que está classificado como Imóvel de Interesse Público, sendo inicialmente uma residência familiar.