A Igreja de S. Vicente de Sousa situa-se no lugar de Sousa, na freguesia de Torrados e Sousa do concelho de Felgueiras, sendo o adro circundado por um muro baixo a que se acede por uma pequena escada de 3 degraus.
Na parede norte da igreja, à direita do portal, encontra-se uma inscrição segundo a qual a igreja foi sagrada em 1214. Outra inscrição data de 1162, que corresponde à construção do arcossólio que se situa junto da torre sineira.
O portal principal, a ocidente, é saliente em relação à fachada, com quatro arquivoltas em arcos de volta perfeita sobre três colunas cujos fustes são alternadamente prismáticos e cilíndricos. Os plintos são decorados, tal como os capitéis e impostas com motivos vegetalistas ou geométricos.
O portal é encimado por um óculo no tímpano e uma cruz por cima.
As fachadas laterais, cada uma com duas aberturas, feitas na Época Moderna, para iluminação do interior, são rematadas por cachorros lisos a limitar os arcos que sustentam a cornija.
O portal da fachada sul mostra duas arquivoltas em arco ligeiramente quebrado tendo no tímpano uma cruz circundada por entrelaços. Pelo contrário, o portal da fachada norte é simples com tímpano liso.
A igreja, em planta longitudinal, de nave única e capela-mor retangular. Esta capela foi reconstruída na Época Moderna.
No interior podemos admirar talha e pintura barrocas junto com elementos arquitetónicos dos séculos XVII e XVIII. O teto apresenta 30 painéis com outras tantas cenas da vida e dos milagres de São Vicente, o orago da igreja.
(Fotos de interior inseridas com autorização de Rota do Românico)
A igreja apresenta a torre sineira, com dois sinos, adossada à fachada sul junto da capela-mor, com um portal em arco ligeiramente quebrado que terá feito a ligação entre a igreja, a torre e a construção que ali se situava. Esta torre, de construção mais recente, pode corresponder à torre sineira medieval.
Junto da fachada norte da igreja estão assinalados no chão os locais onde existiram sepulturas, habitual neste lado da igreja, o lado afastado do sol, o lado sombrio da noite e da morte.
Faz parte da Rota do Românico, tendo o número 2 no Percurso do Vale do Sousa.
Esta igreja foi classificada como Monumento Nacional em 1977.
Este ponto está situado na localidade Sousa, na freguesia Torrados e Sousa.
(Distância: 14 m NE)
(Distância: 566 m S)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km NE)
Igreja Matriz ou Igreja Paroquial de Torrados
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km SE)