Esta igreja mostra fases sucessivas de construção ou reconstrução sendo a nave original, a capela-mor remodelada na Época Moderna e a torre sineira possivelmente do século XVIII, que no entanto terá sido reconstruída de uma torre medieval. Há acesso à torre por uma escada lateral exterior.
Na decoração notam-se estilos diversos resultantes das sucessivas épocas em que foram efetuados e até com influência de regiões diferentes, caraterística típica da arte românica.
O portal principal é composto por três arquivoltas em arco de volta perfeita apoiadas em três colunas de cada lado, tendo os capitéis e impostas com decoração vegetalista e a base com decoração geométrica tal como o arco exterior.
O portal, encimado por uma cruz vazada no tímpano, está dentro de uma forma pentagonal saliente em relação à fachada da igreja. As aduelas são lisas, sem decoração. Todo o conjunto é encimado por uma janela em fresta.
No retábulo-mor está a Nossa Senhora do Leite com caraterísticas da era românica mas com sinais do gótico.
Junto das paredes exteriores da igreja estão 12 cruzes que correspondem às estações da Via Sacra realizada precisamente à volta da igreja.
Esta igreja foi classificada em 1950 como Imóvel de Interesse Público.
Faz parte da Rota do Românico, sendo o número 3 do Percurso do Vale do Sousa.
Este ponto está situado na localidade Sargaça, na freguesia Unhão e Lordelo.
(Distância: 42 m NW)
(Distância: 727 m E)
(Distância: 730 m E)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km SE)
A Ponte da Veiga, de pequenas dimensões com um só arco ligeiramente quebrado, atravessa o rio Sousa na estrada que liga Rio a Cachada.
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km N)