O mais interessante ao visitarmos as aldeias é podermos encontrar certos elementos que inicialmente nós pensamos que deveriam estar num certo sítio, e que, contrariando a lógica, estão em outro lado.
É o caso desta aldeia, com o cruzeiro. Este cruzeiro está situado precisamente à entrada da ponte romana. Uma ideia ilógica, mas com certeza que para os aldeões tem a sua lógica.
Cruzeiro de linhas simples seiscentista, com o fuste cilíndrico e liso, colocado numa base quadrangular, seguindo-se uma esfera também cilíndrica, arrematada por uma cruz também cilíndrica.
Nestas fotos, obtidas quase um ano depois da primeira, nota-se que a base do cruzeiro se encontra partida. Esperamos que o concertem antes que caia e se destrua em definitivo.
No outro lado da estrada, junto deste cruzeiro, encontra-se o Pelourinho de Rua.
Este ponto está situado na localidade Rua, na freguesia Aboadela, Sanche e Várzea.
(Distância: 2 m SW)
Aboadela com dois forais dados, primeiro por D. Sancho I em 1196 e depois por D. Manuel I em 1514, só posteriormente a este segundo e com data incerta teve o seu pelourinho.
(Distância: 5 m SW)
Um belo exemplar da arquitectura românica pelo notável estado de conservação e pelas características, enquadrando-se muito bem no meio rural.
(Distância: 134 m E)
Capela situada no largo com o mesmo nome, à entrada da aldeia de Rua, freguesia de Aboadela.
(Distância: 3 km SW)
Foi edificada no séc. XIII como Igreja de Santa Maria por ali ter existido um pequeno complexo monástico feminino da Ordem de São Bento.
(Distância: 4 km SW)
Situado no lugar do Tapado e a pouca distância da Igreja Velha, encontramos este pequeno e interessante monumento de Gondar.
(Distância: 5 km W)
Sendo o que resta de um Convento Beneditino feminino do séc. XII, é mais uma das muitas igrejas do românico tardio.
(Distância: 5 km SW)
O paço foi inicialmente projetado para residência da Dona Loba Mendes, cuja vida deu origem a uma lenda escrita por Frei Luís de Sousa no século XVII.
(Distância: 6 km SW)
A Igreja de Santa Maria de Jazente é mais um templo, edificado nos finais do século XIII, no final do período românico.
(Distância: 7 km W)
É aqui neste largo que se encontra a Ponte do Arquinho, uma ponte cuja construção terá sido no séc. XIII, em granito e de arco de volta perfeita.
(Distância: 7 km W)