Também conhecida como Igreja de São Martinho de Mancelos tem data de construção anterior a 1120, revela a dependência estilística do grandioso templo do vizinho Mosteiro de Travanca.
Com a maioria dos monumentos românicos, a igreja apresenta uma planta longitudinal composta por uma só nave e uma capela-mor retangular. Contudo o estilo românico evidencia dois aspectos que monumentalizam o conjunto. O primeiro é a galilé que, apesar das transformações das épocas posteriores, remontam ao seu original, apontando assim ao seu portal. O segundo aspecto corresponde à torre sineira dupla quadrangular, adossada à frontaria pelo lado sul, com os seus três andares, embora as campanhas posteriores, incluindo a transformação da torre sineira, não permitam uma rigorosa identificação dos pisos originais.
No interior da galilé, na fachada ocidental da igreja, abre-se o portal que constitui o elemento mais significativo do românico. Quatro arquivoltas, possui tímpano liso, e anuncia as formas góticas pela decoração.
Por cima da galilé está um nicho com uma pequena escultura de S. Martinho, orago da igreja.
Em tempos existiu um claustro no lado sul da igreja. Neste lado existe um arcossólio ao nível do pavimento com uma arca tumular tendo na sua face lateral gravados um medalhão, uma cruz e dois ginetes.
No seu interior existem duas portas laterais na nave e o arco triunfal, o único elemento românico restante. A capela-mor, confluente em retábulo contemporâneo dos anteriores, é coberta por teto de madeira. A ocupar toda a parede fundeira existe um retábulo-mor joanino barroco. A anteceder o arco triunfal vemos dois altares colaterais e um lateral recentes com imagens de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, do Sagrado Coração de Jesus e da Virgem das Dores.
(Fotos em formato 4x3 de Pedro Castro, fotos assinaladas da Rota do Românico, fotos em formato 16x9 de Fernando Dias)
Este templo faz parte da Rota do Românico, sendo o número 51 do Percurso do Vale do Tâmega.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1934.
Este ponto está situado na localidade Mancelos, na freguesia Mancelos.
(Distância: 2 km S)
Edificada no primeiro quartel do séc. XIV, este templo enquadra-se no romântico tardio seguindo os traços do portal principal, sem tímpano.
(Distância: 3 km W)
Este Mosteiro Beneditino é a mais notável obra do românico no concelho de Amarante, tendo sido fundado em meados do séc. XII.
(Distância: 4 km SW)
Esta foi a Antiga Casa da Câmara do extinto concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega. Edificada nos séculos XVII e XVIII, insere-se numa arquitetura civil barroca.
(Distância: 4 km SW)
Atualmente é conhecido como Pelourinho de Vila Meã, mas teve o seu início no século XVI como Pelourinho de Santa Cruz de Riba Tâmega.
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km NW)
A Igreja de São Mamede de Vila Verde está situada num local elevado em frente a uma bela paisagem do vale de Vila Verde.
(Distância: 4 km NE)
Do Mosteiro do mesmo nome, é considerada como uma das instituições mais antigas do concelho, estando documentada nos finais do século XI.
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km NW)