×
Pontos de Interesse no Concelho de Amarante
Igreja de Mancelos (Mancelos)
Com data de construção anterior a 1120, apresentando uma planta longitudinal composta por uma só nave e uma capela-mor retangular.
Igreja de Santa Maria de Gondar (Gondar)
Foi edificada no séc. XIII como Igreja de Santa Maria por ali ter existido um pequeno complexo monástico feminino da Ordem de São Bento.
Igreja de Santo André de Telões (Telões)
Não se sabe ao certo a data da sua construção. Sabe-se que a sua inscrição relata-se aos finais do românico, ou seja, no século XIII.
Igreja de São Domingos (Amarante)
Está situada ao lado da Igreja de São Gonçalo, dedicada ao Nosso Senhor dos Aflitos, com a designação mais comum de Igreja de São Domingos.
Igreja de São Pedro (Amarante)
Foi erguida em 1727 sobre uma capela destruída, propriedade da Misericórdia, sob o nome de São Martinho, para dar lugar à igreja atual.
Igreja do Salvador (Freixo de Baixo)
Do Mosteiro do mesmo nome, é considerada como uma das instituições mais antigas do concelho, estando documentada nos finais do século XI.
Igreja do Salvador (Lufrei)
Sendo o que resta de um Convento Beneditino feminino do séc. XII, é mais uma das muitas igrejas do românico tardio.
Igreja do Salvador (Real)
Edificada no primeiro quartel do séc. XIV, este templo enquadra-se no romântico tardio seguindo os traços do portal principal, sem tímpano.
Igreja e Convento de São Gonçalo (Amarante)
Este Conjunto Monástico é o ex-libris da cidade de Amarante, e esta tudo deve ao santo São Gonçalo que, depois de peregrinar por Roma e Jerusalém decidiu fixar-se neste local, tendo-lhe inclusivamente sido atribuída a construção da ponte sobre o rio Tâmega.
Igreja Matriz de Jazente (Jazente)
A Igreja de Santa Maria de Jazente é mais um templo, edificado nos finais do século XIII, no final do período românico.