A cidade de Ammaia é o mais importante vestígio da sua época, da civilização romana, existente na região do norte alentejano. Está localizada em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede.
A sua área central é constituída pela Quinta do Deão e pela Tapada de Aramenha, possuindo uma área de aproximadamente 25ha. As ruínas estiveram abandonadas até aos finais de 1994. A partir desta data e com o aparecimento da Fundação Cidade de Ammaia vêm-se desenvolvendo todos os esforços no intuito de estudar e perservar o que resta desta importante cidade.
Ammaia foi elevada a Civitas por volta do ano 44-45 d.C., tendo obtido o estatuto de Municipivm ainda durante o século I d.C., no entanto apenas temos dados sobre o mesmo no reinado de Lucio Vero, no ano de 166 d.C.
As ruínas encontram-se classificadas como Monumento Nacional desde 1949.
Este ponto está situado na localidade São Salvador da Aramenha, na freguesia São Salvador da Aramenha.
(Distância: 2 m S)
Estas pequenas peças como as moedas, lamparinas, e outras, são vestígios encontrados espalhados nas ruínas a descoberto.
(Distância: 1 km N)
Mais um exemplar de uma ponte Romana, esta que serve a grande cidade romana de Ammaia de então, devido ao seu círculo comercial, fazendo a ligação viária de Sul/Norte.
(Distância: 1 km N)
Uma pequena praia fluvial para se banhar no rio Sever, tendo como vista a ponte e a torre da Portagem.
(Distância: 2 km N)
O nome da vila de Portagem deve-se a esta torre, onde os Judeus eram obrigados a pagar um imposto de entrada, ou seja, a portagem.
(Distância: 2 km N)
Ponte sobre o rio Sever, feita em granito, remonta aos finais do século XVI mas é chamada por muitos de ponte romana.
(Distância: 3 km N)
Situada na parte mais baixa da vila, este templo do séc. XIX, de planta poligonal faz parte de templos de construção tradicional de cúpula.
(Distância: 3 km N)
Datada do séc. XIV, tal como a Igreja de Santa Maria pertenceu primeiramente à Ordem do Hospital, seguindo-se ao Priorado da Ordem de Malta.
(Distância: 3 km N)
Câmara Municipal de Marvão - Tv. de Santa Maria, 7330-101 Marvão
(Distância: 3 km N)
Considerado o maior edifício civil da vila, teve a sua função até ao ano de 1956. Pertence aos sécs. XV e XVI, durante o reinado D. Manuel.
(Distância: 3 km N)
Datado do séc. XVI, o Pelourinho surgiu com a atribuição do novo foral dado por D. Manuel. Situa-se no largo do pelourinho, em frente à cadeia e torre do relógio.