Não posso deixar de referenciar que, quem visitar o Marvão no verão, em que esteja muito calor, pode aqui em Portagem fazer uma pequena paragem para se banhar no rio Sever, tendo como vista a ponte e a torre da Portagem.
Faz dois em um, toma banho fresco, com água a correr, e conhece a ponte e a torre.
Este ponto está situado na localidade Portagem, na freguesia São Salvador da Aramenha.
(Distância: 84 m NE)
Ponte sobre o rio Sever, feita em granito, remonta aos finais do século XVI mas é chamada por muitos de ponte romana.
(Distância: 110 m E)
O nome da vila de Portagem deve-se a esta torre, onde os Judeus eram obrigados a pagar um imposto de entrada, ou seja, a portagem.
(Distância: 535 m W)
Mais um exemplar de uma ponte Romana, esta que serve a grande cidade romana de Ammaia de então, devido ao seu círculo comercial, fazendo a ligação viária de Sul/Norte.
(Distância: 1 km NE)
Situada na parte mais baixa da vila, este templo do séc. XIX, de planta poligonal faz parte de templos de construção tradicional de cúpula.
(Distância: 1 km N)
Datada do séc. XIV, tal como a Igreja de Santa Maria pertenceu primeiramente à Ordem do Hospital, seguindo-se ao Priorado da Ordem de Malta.
(Distância: 1 km N)
Câmara Municipal de Marvão - Tv. de Santa Maria, 7330-101 Marvão
(Distância: 1 km N)
Considerado o maior edifício civil da vila, teve a sua função até ao ano de 1956. Pertence aos sécs. XV e XVI, durante o reinado D. Manuel.
(Distância: 1 km N)
Datado do séc. XVI, o Pelourinho surgiu com a atribuição do novo foral dado por D. Manuel. Situa-se no largo do pelourinho, em frente à cadeia e torre do relógio.
(Distância: 1 km N)
Este templo esteve ligado à primitiva Misericórdia onde esteve, na época medieval, uma casa de assistência precursora daquela instituição.
(Distância: 1 km N)
O edifício onde se situa o atual Museu Municipal foi aproveitado para este fim desde 1987, tendo sido recuperado da antiga Igreja de Santa Maria.