×
Pontos de Interesse no Concelho de Elvas
Igreja Paroquial de Ventosa (São Vicente)
Esta Igreja de Nossa Senhora da Purificação pode remontar ao século XVI. A Paróquia tinha sido desanexada da Diocese de Évora por Bula do Papa Pio V, passando a integrar a Diocese de Elvas, decorria o ano de 1570.
Igreja Paroquial de Vila Fernando (Vila Fernando)
Segundo as Inquirições Paroquiais, a primitiva igreja já existia no ano de 1320. Teve uma campanha de obras de ampliação no século XVIII, com uma restauração somente no século XX. Destaca-se a fachada com o tímpano ladeado por duas torres sineiras e o cruzeiro situado no largo e em frente da igreja.
Junta da União de Freguesias de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso (Elvas)
As quatro freguesias que formam uma parte da malha urbana de Elvas, Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, que foi conquistada em definitivo em 1229 por D. Sancho II, que lhe concedeu o foral renovado por D. Manuel I em 1513 que a elevou a cidade.
Junta de Freguesia de Barbacena (Barbacena)
Uma localidade que teve no seu topónimo várias origens, vindo de uma expressão romana "Barbaris Scena", na sequência da resistência que o local provocou aos romanos, segundo um historiador. A posição estratégica de Barbacena permite no seu território um Castelo e um Pelourinho.
Junta de Freguesia de Santa Eulália (Santa Eulália)
Esta região foi povoada na pré-história, restando pela região vários monumentos megalíticos, e depois sucessivamente pelos romanos, pelos visigodos e árabes, até ser conquistada pelos cristãos no século XIII. Na Idade Média, para defesa contra os espanhóis, tornou-se numa pequena aldeia fortificada.