×
Pontos de Interesse no Concelho do Crato
Estação da CP de Vale de Peso (Vale do Peso)
Esta estação pertence ao Ramal de Cáceres, inaugurado em outubro de 1879 e encerrado em agosto de 2012. Em 1913 existia uma carreira de diligências entre esta estação e Nisa. A parede exterior da estação é decorada com diversos painéis de azulejos ilustrativos de cenas e costumes da região.
Estação da CP do Crato (Crato)
Esta estação faz parte da Linha do Leste entre Entroncamento e a fronteira de Espanha, junto de Elvas, sendo inaugurado o lanço entre Abrantes e Crato em março de 1863, e entre Crato e Elvas 4 meses depois. Suspensa em janeiro de 2012, retomou o serviço em agosto de 2017.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Crato)
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Matriz do Crato, é uma igreja gótica, maneirista e barroca fundada no século XIII. Depois de uma reedificação no século XV, a estrutura exterior da capela-mor foi acrescentada no século XVI.
Igreja de Nossa Senhora dos Mártires (Monte da Velha)
Uma construção do século XVIII sobre outro templo anterior, do século XVI. Destaca-se na fachada a porta encimada por uma janela oval gradeada e a pequena sineira sobre o tímpano e ligeiramente recuada. O tímpano é ladeado por pináculos em forma de taça sobre as pilastras nos cunhais.
Igreja Matriz de Flor da Rosa (Flor da Rosa)
Igreja dedicada a Nossa Senhora das Neves, hoje mais conhecida por Nossa Senhora da Flor ou da Rosa.
Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa (Flor da Rosa)
Com a transferência da sede da Ordem do Hospital para o Crato, o respetivo prior, D. Álvaro Gonçalves Pereira, logo fez construir uma capela. O crescimento da Ordem do Hospital fez com que se tornasse necessária a construção do mosteiro.
Museu Municipal do Crato (Crato)
O Museu Municipal do Crato está situado no Palácio da antiga Rua do Arco, uma construção de meados do século XVII. Contém exposições da pré-história e da história do concelho, bem como da importância da Ordem dos Hospitalários durante a Idade Média e a Idade Moderna.