O Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, da Ordem do Hospital, é o mais importante mosteiro fortificado da Península Ibérica.
Com a transferência da sede da Ordem do Hospital para o Crato, que tinha sido doada por D. Sancho II à Ordem, o respetivo prior, D. Álvaro Gonçalves Pereira, pai de Nuno Álvares Pereira, logo fez construir uma capela. O crescimento da Ordem do Hospital fez com que se tornasse necessária a construção do mosteiro, que foi fundado em 1356 e se tornou na sede da Ordem.
Compõem o mosteiro a igreja-fortaleza construída em estilo gótico, o paço que foi alterado no século XVI e as dependências conventuais. Todos estes componentes foram modificados ao longo dos tempos, mas mantendo a imagem original gótica.
Foi instalado no mosteiro o Núcleo de Escultura Medieval do Museu Nacional de Arte Antiga depois de 2009, além de uma Pousada desde 1995.
O Mosteiro da Ordem do Hospital de Flor da Rosa está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Flor da Rosa, na freguesia Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso.
(Distância: 199 m S)
Igreja dedicada a Nossa Senhora das Neves, hoje mais conhecida por Nossa Senhora da Flor ou da Rosa.
(Distância: 1 km S)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
Um convento franciscano fundado em 1603 por Leonardo de Campos, contém no interior um espólio de grande valor, como os azulejos do século XVII, os retábulos do século XVIII e as lápides sepulcrais. Antecede a entrada uma grande escadaria. Atualmente é o hospital e farmácia da misericórdia.
(Distância: 2 km S)
O edifício da Biblioteca Municipal do Crato é uma construção do século XVIII, e era uma cadeia até meados do século XX. A Biblioteca tem à disposição do visitante salas de leitura ou consulta de jornais, videoteca, anfiteatro, sala de exposições e espaço infantil.
(Distância: 2 km S)
Esta capela, também denominada Capela da Cadeia, foi erigida no século XVIII por vontade de D. Rosa Maria de Andrade Monteiro, que pagou a construção, para que os presos na cadeia em frente pudessem assistir às celebrações. Atualmente faz parte do Museu do Crato.
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
O Museu Municipal do Crato está situado no Palácio da antiga Rua do Arco, uma construção de meados do século XVII. Contém exposições da pré-história e da história do concelho, bem como da importância da Ordem dos Hospitalários durante a Idade Média e a Idade Moderna.