A Anta do Tapadão destaca-se pelo grande porte, dos maiores do país, encontrando-se em muito bom estado de conservação. A cobertura é uma laje com 4,27 metros de comprimento por 3,35 de largura.
Encontrou-se junto desta anta um espólio de vasos de cerâmica, artigos como flechas, facas e machados, e ainda adornos e ossos.
Este monumento encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Aldeia da Mata, na freguesia Aldeia da Mata.
(Distância: 2 km W)
Uma capela situada na rua com o mesmo nome, na Aldeia da Mata, inserida entre as restantes construções. Destaca-se a fachada aberta pela porta principal em arco abatido encimada por uma janela e esta por um nicho. O tímpano termina com a cruz e é ladeado pela sineira.
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 5 km E)
Com a transferência da sede da Ordem do Hospital para o Crato, o respetivo prior, D. Álvaro Gonçalves Pereira, logo fez construir uma capela. O crescimento da Ordem do Hospital fez com que se tornasse necessária a construção do mosteiro.
(Distância: 6 km E)
Igreja dedicada a Nossa Senhora das Neves, hoje mais conhecida por Nossa Senhora da Flor ou da Rosa.
(Distância: 6 km E)
(Distância: 6 km E)
Um convento franciscano fundado em 1603 por Leonardo de Campos, contém no interior um espólio de grande valor, como os azulejos do século XVII, os retábulos do século XVIII e as lápides sepulcrais. Antecede a entrada uma grande escadaria. Atualmente é o hospital e farmácia da misericórdia.
(Distância: 6 km E)
(Distância: 6 km E)
(Distância: 6 km E)
O edifício da Biblioteca Municipal do Crato é uma construção do século XVIII, e era uma cadeia até meados do século XX. A Biblioteca tem à disposição do visitante salas de leitura ou consulta de jornais, videoteca, anfiteatro, sala de exposições e espaço infantil.
(Distância: 6 km E)
Esta capela, também denominada Capela da Cadeia, foi erigida no século XVIII por vontade de D. Rosa Maria de Andrade Monteiro, que pagou a construção, para que os presos na cadeia em frente pudessem assistir às celebrações. Atualmente faz parte do Museu do Crato.