Vale do Junco, ou mais conhecido por Lapa de Gaivões, num abrigo rochoso, possui figuras rupestres com pinturas monocromáticas em ocre vermelho. Localizado num pinhal, aqui estão reproduzidas silhuetas antropomórficas e zoomórficas, desenhos como bovídeo, cervídeo, canídeo e elefante em tons de ocre vermelho.
Estas pinturas terão sido realizadas durante os períodos Neolíticos e Calcolítico. Lapa dos Gaivões é um dos maiores conjuntos de pinturas e está situada na Serra dos Louções que, numa área mais abrangente, está incluso no Parque Natural da Serra de São Mamede.
Está classificado com Monumento Nacional, desde 1970.
Este ponto está situado na localidade Esperança, na freguesia Esperança.
(Distância: 7 km SE)
(Distância: 10 km W)
Em 1255 D. Afonso III mandou construir o castelo. Com D. Dinis o Castelo foi reconstruído e remodelada a Torre de Menagem.
(Distância: 10 km W)
A Fonte de Elvas deve o seu nome à sua situação anterior, na parte sul da vila de Arronches, virada para o lado de Elvas.
(Distância: 10 km W)
É uma fonte de 1895, com duas bicas, que se situa no meio deste Largo.
(Distância: 10 km SW)
Atalaia do Baldio de Arronches (Por: Emílio Moitas, Arronches)
(Distância: 10 km W)
O nome desta fonte deve-se à crença que existia entre os locais que a água desta fonte tinha propriedades medicinais.
(Distância: 10 km W)
A Igreja da Santa Casa da Misericórdia é um edifício simples do século XVI. Na fachada, o portal é de cantaria quinhentista, possui uma torre sineira quadrangular com cúpula recortada.
(Distância: 10 km W)
A primitiva Igreja de Nossa Senhora da Assunção foi edificada em 1236, depois desta povoação ter sido reconquistada por D. Sancho II.
(Distância: 10 km W)
A Torre do Relógio está anexada à Câmara Municipal, situada na parte central de Arronches.
(Distância: 10 km W)
Esta fonte situa-se junto da Igreja Matriz de Arronches. É de 1895 e tem na parte superior uma estátua do deus romano Neptuno, deus do mar.