(Distância: 2 km SE)
Há referências a Gaula de 1509, tendo sido criada a freguesia em 1558. Durante muito tempo Gaula era conhecida por "Terra de O Amadis de Gaula", nome influenciado pelo romance "Amadis de Gaula".
(Distância: 2 km W)
Uma capela cuja construção foi iniciada em 1922 e inaugurada em 1924. Destaca-se a fachada com a porta em arco perfeito encimada por um nicho com a imagem do padroeiro e ladeada por duas janelas no mesmo formato. É considerada Património da Região Autónoma da Madeira.
(Distância: 2 km E)
Um parque de diversão aquático com diversas pistas incluindo radicais, zona relvada e ainda uma zona infantil.
(Distância: 3 km E)
Uma capela com a fachada alinhada com os prédios vizinhos, destaca-se pela porta em moldura de arco perfeito sobreposta por uma janela retangular e esta por um nicho. Termina com uma cruz sobre a empena.
(Distância: 3 km E)
Tem como seu orago São Salvador, o qual dá o nome à igreja. A edificação foi resultante de um pedido a D. Manuel I, dado que a existente já não albergava a população de então.
(Distância: 3 km E)
Situada no centro, na praça Dr. João Abel de Freitas, próximo da Igreja Matriz, este edifício construído no século XVI vem de acordo com a arquitetura civil residencial e moderna da época.
(Distância: 3 km E)
Um dos muitos jardins da Ilha da Madeira, com palmeiras e espaços relvados e ajardinados e um belo espaço para passeio, jogos, convívio e ainda um parque infantil.
(Distância: 3 km E)
Situado à entrada de Santa Cruz, no Largo do Município, este maravilhoso edifício foi edificado para substituir as antigas instalações que foram destruídas num incêndio.
(Distância: 3 km E)
Uma capela construída no século XVI e reconstruída no início do século XX, graças à devoção dos habitantes e principalmente dos pescadores. Destaca-se a torre sineira à esquerda da capela e o tímpano da fachada da capela contracurvado, com uma cruz no topo.
(Distância: 4 km SW)
A povoação do Caniço foi elevada a vila em 19 de abril de 2000 e a cidade em 10 de junho de 2005. Em 1676 foi criada a freguesia da Camacha, separando-se do Caniço. Esta pertenceu ao concelho do Funchal até 1835.