Este templo religioso foi vítima dos ataques dos corsários e piratas, sofrendo constantes incêndios, sempre que estes desembarcavam na ilha.
O exterior é constituído por uma simplicidade e modéstia, formado por dois corpos retangulares e de diferentes dimensões, sendo o corpo maior correspondente à nave e a pequena à capela-mor. A esta, está anexada a Torre Sineira.
No seu interior destaca-se o teto de nave única forrada a madeira, tendo vestígios da construção inicial do século XV referente à denominada Capela da Morgada. Tem ainda dois altares e telas.
Este ponto está situado na localidade Vila Baleira, na freguesia Porto Santo.
(Distância: 26 m NE)
Este pequeno edifício, situado nas traseiras da Igreja Matriz, possivelmente edificado no início do século XVI, crê-se que tenha sido a habitação de Cristóvão Colombo.
(Distância: 32 m SE)
Um dos pontos interessantes, fora do normal e inédito, é na Praça do Pelourinho onde encontramos um silo que serviu para guardar os cereais.
(Distância: 47 m E)
Largo de Pelourinho, assim se chama o pequeno espaço em forma triangular no centro da Vila Baleira, testemunha um passado através dos seus monumentos.
(Distância: 95 m NE)
Este órgão máximo de Porto Santo forma, juntamente com a Biblioteca e Centro Cultural dos Congressos, uma trilogia de edifícios.
(Distância: 125 m SW)
Situado na parte alta da vila, este edifício construído em meados do século XVII, no reinado de D. José I, serviu para a defesa aos ataques dos corsários e piratas.
(Distância: 135 m NE)
A Capela da Misericórdia é um edifício de pequenas proporções, simples de um estilo maneirista.
(Distância: 176 m SE)
A estátua do Barqueiro está situada na praça com o mesmo nome, paralelo à praia, com o que se faz uma homenagem a todos os portosantenses.
(Distância: 187 m SE)
O Padrão dos Descobrimentos tem um formato quadrangular, em que todos os seus lados têm relevos alusivos aos descobrimentos da época do Infante D. Henrique.
(Distância: 2 km NE)
O ex-libris da Ilha de Porto Santo, do século XVI, este templo religioso é dos mais antigos da ilha, sendo anterior a 1533.
(Distância: 2 km N)
Forte ou Castelo do Pico, são as duas denominações de uma Fortaleza da era Filipina, em que, de resto, o único vestígio existente é o canhão.