Do Forte São José, os únicos vestígios que restam na atualidade são estes dois panos de muralhas.
Tal como outros semelhantes, este forte também serviu para a defesa aos ataques dos corsários e piratas. Por isso, está equipado com pequenos canhões de ferro.
Durante muitos anos serviu de residência aos Governadores de Porto Santo.
Este ponto está situado na localidade Vila Baleira, na freguesia Porto Santo.
(Distância: 125 m NE)
Igreja Matriz de Porto Santo, dedicada a Nossa Senhora da Piedade, um dos principais elementos de Porto Santo, começou a ser edificada entre os anos de 1430 e 1446 e foi reconstruída em 1467.
(Distância: 135 m NE)
Um dos pontos interessantes, fora do normal e inédito, é na Praça do Pelourinho onde encontramos um silo que serviu para guardar os cereais.
(Distância: 150 m NE)
Este pequeno edifício, situado nas traseiras da Igreja Matriz, possivelmente edificado no início do século XVI, crê-se que tenha sido a habitação de Cristóvão Colombo.
(Distância: 154 m NE)
Largo de Pelourinho, assim se chama o pequeno espaço em forma triangular no centro da Vila Baleira, testemunha um passado através dos seus monumentos.
(Distância: 191 m SE)
O Padrão dos Descobrimentos tem um formato quadrangular, em que todos os seus lados têm relevos alusivos aos descobrimentos da época do Infante D. Henrique.
(Distância: 218 m E)
A estátua do Barqueiro está situada na praça com o mesmo nome, paralelo à praia, com o que se faz uma homenagem a todos os portosantenses.
(Distância: 218 m NE)
Este órgão máximo de Porto Santo forma, juntamente com a Biblioteca e Centro Cultural dos Congressos, uma trilogia de edifícios.
(Distância: 257 m NE)
A Capela da Misericórdia é um edifício de pequenas proporções, simples de um estilo maneirista.
(Distância: 2 km NE)
O ex-libris da Ilha de Porto Santo, do século XVI, este templo religioso é dos mais antigos da ilha, sendo anterior a 1533.
(Distância: 2 km N)
Forte ou Castelo do Pico, são as duas denominações de uma Fortaleza da era Filipina, em que, de resto, o único vestígio existente é o canhão.