Foi por ordem do Capitão/General Duarte Sodré Pereira que, em 1708, foi edificada a fortaleza que, conjuntamente com a fortaleza da Nossa Senhora do Amparo, cruzavam fogo com visitantes menos desejados, na defesa da baía.
No interior existe uma capela neo-gótica dedicada ao santo que deu o nome à fortaleza. Os restantes edifícios serviram de hospital e de colónia de férias das crianças do Convento de Santa Clara do Funchal, e está finalmente a ser restaurado para um hotel.
Este ponto está situado na localidade Machico, na freguesia Machico.
(Distância: 309 m W)
(Distância: 446 m NW)
(Distância: 486 m W)
(Distância: 523 m W)
Do século XV, a que esta capela é identificada, só restam a parte do portal ogival e o arco triunfal. Aqui se realizou a primeira missa no dia seguinte ao descobrimento da ilha.
(Distância: 557 m W)
(Distância: 566 m W)
Este Forte de Nossa Senhora do Amparo foi palco de vários acontecimentos desde o ano de 1706 em que foi erguido pelas mãos do Capitão Francisco Dias Franco.
(Distância: 603 m W)
Praceta 25 de Abril, assim é chamada a principal praça da zona histórica que nos dá acesso à Baía de Machico, formando uma pequena praia com o mesmo nome, única e verdadeiramente pura com a areia branca.
(Distância: 642 m N)
(Distância: 650 m W)
(Distância: 653 m W)
Nascido no Continente em 1385 e escudeiro do Infante D. Henrique, foi com João Gonçalves Zarco em direcção à Madeira, de que fizeram o reconhecimento e povoamento.