×
Pontos de Interesse no Concelho de Calheta, Madeira
Capela de Nossa Senhora da Nazaré (Amoreiras)
Uma capela que foi construída no século XVII e remodelada no século XX, a fachada é aberta pela porta em moldura de arco perfeito encimada por uma janela no tímpano que termina com uma cruz no vértice e uma sineira sobre o cunhal direito. Destaca-se a pia de água benta junto da porta.
Capela de Nossa Senhora da Saúde (Pinheiros)
Uma pequena capela situada num largo junto da curva da estrada, a fachada é aberta pela porta principal ladeada por duas janelas, todas as aberturas retangulares terminando em forma triangular. A empena triangular termina com uma cruz e um sistema sonoro, no vértice.
Estádio Municipal da Calheta (Prazeres)
Um campo de futebol com piso relvado, vedado e iluminado artificialmente, com infraestruturas de balneários e bancada com lugares para 100 pessoas, para treinos e jogos da equipa local.
Fábrica de Açúcar (Calheta)
Esta é uma das duas fábricas de açúcar na Ilha, dos mais antigos engenhos para produção a partir de cana de açúcar.
Farol da Ponta do Pargo (Ponta do Pargo)
Este farol está situado na ponta mais oeste da Ilha da Madeira sobre as grandes falésias, criando vistas maravilhosas.
Fonte da Lombada dos Marinheiros (Lombada dos Marinheiros)
Uma fonte à beira da estrada, é composta por um pedestal piramidal truncado de onde sai a bica que verte água para um tanque retangular na base. A fonte e a base são formadas por silhares retangulares.
Junta de Freguesia da Calheta (Estrela)
A freguesia de Calheta foi criada em 1430, sendo uma das mais antigas da Madeira. Era o principal centro de fabrico e comércio do açúcar, em que os séculos XV e XVI foram os mais importantes.