A construção da igreja iniciou em 1520, sendo a capela junto da fachada sul terminada em 1532, conforme data lá indicada. No batistério vemos a data de 1592 e o revestimento de azulejos iniciado em 1612.
No século XVIII, estando já numa fase muito arruinada, teve grandes obras de restauração e alteração. Manteve-se a fachada principal oeste e a fachada norte.
Na década de 1940 foi reposto o altar semelhante ao original, que tinha sido modificado na últimas obras, tal como o telhado que voltou a ser idêntico ao original, entre outras recuperações e melhoramentos. Em 1984 foi construída a escadaria em frente da porta principal
No interior é composta por três naves de cinco tramos separados por colunas. As colunas são encimadas por capitéis decorados. As paredes são decoradas por painéis de azulejos dos séculos XVII e XVIII.
A capela-mor é separada da nave central por um arco triunfal muito decorado e coberta por painéis de azulejos.
Vemos ainda excelentes imagens de Santo Quintino e de Nossa Senhora da Piedade e os quadros de Gregório Lopes.
Está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Santo Quintino, na freguesia Santo Quintino.
A igreja está situada junto das povoações de Almargem e de Outeiro, 1600 metros a sul de Sobral de Monte Agraço.
(Distância: 987 m NW)
Um miradouro na entrada sul da vila de Sobral de Monte Agraço, de onde obtém uma vista panorâmica sobre uma boa parte da mesma.
(Distância: 1 km W)
Esta capela data do século XIII, na transição entre os períodos românico e gótico. É reconhecido como dos mais interessantes templos desta época da região de Lisboa.
(Distância: 1 km NW)
A Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Vida, foi mandada edificar em 1772 para substituir a antiga igreja matriz da vila.
(Distância: 1 km NW)
O Chafariz Pombalino de Sobral de Monte Agraço foi mandado construir em 1776 por Joaquim Inácio da Cruz, primeiro morgado de Sobral, para abastecimento de água à vila.
(Distância: 1 km NW)
Uma casa do século XVIII, propriedade da família Sobral, foi mandada construir por Joaquim Inácio da Cruz para sua residência.
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km NW)
Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço - Praça Dr. Eugénio Dias 4, 2590-016 Sobral de Monte Agraço
(Distância: 2 km NW)
O Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) é um espaço criado para estudar e dar a conhecer o que foi o sistema das Linhas de Torres na sua função de defesa à invasão dos exércitos de Napoleão Bonaparte, no século XIX.
(Distância: 2 km NW)
O Auditório Municipal de Sobral de Monte Agraço é um espaço criado para a realização de colóquios, conferências, apresentações ou reuniões.
(Distância: 2 km NW)
Um edifício construido originalmente em 1946, foi reaberto ao público em 2006. Tem condições para todos os tipos de espetáculo, incluindo cinema.