Sendo dedicada a Santo Amaro, o padroeiro e protetor dos coxos e de problemas dos ossos, tem no seu interior artigos auxiliares dos coxos, tais como muletas, bengalas ou outros objetos.
Composta por uma só nave e capela-mor separadas pelo arco triunfal, existe no lado esquerdo o púlpito a que se acede pela sacristia. O acesso ao coro é feito da mesma forma pela sacristia.
Tendo sofrido obras de ampliação, nota-se a diferenciação do pavimento em madeira na capela-mor e em parte da nave com cobertura em abóbada de berço.
O adro da capela é um pequeno espaço com bancos e árvores. A fachada frontal da capela apresenta a porta principal ladeada por duas janelas e encimada por uma terceira, para iluminar o coro.
Este ponto está situado na localidade Santo Quintino, na freguesia Santo Quintino.
(Distância: 28 m S)
Esta pequena fonte está situada nas proximidades da Capela de Santo Amaro e junto do Parque Infantil da localidade.
(Distância: 2 km N)
Um lavadouro na localidade de Fetais, freguesia de Santo Quintino, que foi um elemento muito importante para encontro tipicamente das mulheres da aldeia.
(Distância: 2 km N)
Em Fetais, freguesia de Santo Quintino, a Capela de Nossa Senhora da Saúde é construção do século XVIII. Está situada numa elevação de terreno, com acesso por uma escadaria.
(Distância: 3 km SE)
Deste miradouro avista-se toda a vila e o vale de Arruda.
(Distância: 3 km W)
A Igreja Matriz da freguesia de Santo Quintino, é uma igreja em estilo manuelino que teve originalmente a denominação de Nossa Senhora da Piedade e Santo Quintino.
(Distância: 3 km SW)
Um lavadouro que teve em tempos a sua função e que agora está praticamente abandonado, apesar do seu bom aspeto que mostra a sua recente recuperação.
(Distância: 3 km E)
A edificação desta ermida está ligada a uma lenda da aparição de Nossa Senhora a um pastor.
(Distância: 3 km S)
Uma pequena capela de uma só nave é antecedida por uma pequena galilé. Durante a 3ª Invasão Francesa foi utilizada como depósito de material de apoio aos militares.
(Distância: 4 km NW)
O Chafariz Pombalino de Sobral de Monte Agraço foi mandado construir em 1776 por Joaquim Inácio da Cruz, primeiro morgado de Sobral, para abastecimento de água à vila.
(Distância: 4 km W)
Um miradouro na entrada sul da vila de Sobral de Monte Agraço, de onde obtém uma vista panorâmica sobre uma boa parte da mesma.