Foi modificado em 1843 e equipado com novos aparelhos de rotação, iniciando o funcionamento elétrico em 1897 com alimentação por um gerador de acetileno a partir de 1917. Em 1980 foi ligado à rede elétrica pública.
Em 1990 o farol foi automatizado passando a ser alimentado por energia solar, com painéis fotovoltaicos.
Este ponto está situado na localidade Cabo da Roca, na freguesia Colares.
(Distância: 1 km S)
No século XVII foi construído este forte como defesa da entrada de piratas e corsários em Lisboa. Situado um pouco a sul do Cabo da Roca, teve a denominação de Forte da Roca.
(Distância: 5 km NE)
O rio que vai desaguar ali na praia passava em pomares de macieiras. As maçãs que caiam das árvores eram transportadas pelo rio até à praia, derivando daí o nome.
(Distância: 5 km NE)
O eléctrico da Praia das Maçãs no início destinava-se a levar passageiros e mercadoria entre a sede do concelho e a região vinícola de Colares.
(Distância: 6 km E)
Uma fonte de fina água onde, na noite de São João, não faltava nenhuma das raparigas daquelas paragens a vir à meia noite beber água e lavar-se nessa fonte para arranjar noivo.
(Distância: 6 km NE)
Descoberto em 1927 e situado no Outeiro das Mós, é um dos mais importantes conjuntos sepulcrais pré-históricos e de grande interesse arqueológico.
(Distância: 6 km NE)
À saída da Praia das Maçãs, a caminho de Azenhas do Mar, encontramos uma capela à beira da estrada com a indicação de "Ermida da Villa Guida - Esta ermida pertenceu a Alfredo Keil".
(Distância: 6 km S)
(Distância: 6 km S)
(Distância: 6 km S)
(Distância: 6 km S)