Este nicho, situado entre a Praia das Maçãs e Azenhas de Mar, ao lado do chafariz e em frente da Escola Primária, é composto por um pedestal com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e dos Três Pastorinhos pintado num painel de azulejos em azul, com espaços para flores, num espaço retangular circundado por canteiros.
Este ponto está situado na localidade Azenhas do Mar, na freguesia Colares.
(Distância: 20 m NW)
Esta escola, atualmente denominada de Escola Básica de Azenhas do Mar, começou a ser construída em agosto de 1927 e foi inaugurada em 24 de junho de 1928.
(Distância: 36 m SW)
À entrada de Azenhas do Mar vindo da Praia das Maçãs encontramos uma fonte com a data de inauguração em 1894, da C.M.C. (Câmara Municipal de Cintra, segundo a grafia desse tempo).
(Distância: 1 km SW)
À saída da Praia das Maçãs, a caminho de Azenhas do Mar, encontramos uma capela à beira da estrada com a indicação de "Ermida da Villa Guida - Esta ermida pertenceu a Alfredo Keil".
(Distância: 1 km S)
Descoberto em 1927 e situado no Outeiro das Mós, é um dos mais importantes conjuntos sepulcrais pré-históricos e de grande interesse arqueológico.
(Distância: 1 km S)
O eléctrico da Praia das Maçãs no início destinava-se a levar passageiros e mercadoria entre a sede do concelho e a região vinícola de Colares.
(Distância: 1 km S)
O rio que vai desaguar ali na praia passava em pomares de macieiras. As maçãs que caiam das árvores eram transportadas pelo rio até à praia, derivando daí o nome.
(Distância: 3 km NE)
Uma imagem da praia, uma das muitas da costa de Sintra.
(Distância: 5 km SE)
Uma fonte de fina água onde, na noite de São João, não faltava nenhuma das raparigas daquelas paragens a vir à meia noite beber água e lavar-se nessa fonte para arranjar noivo.
(Distância: 7 km SW)
O Farol do Cabo da Roca foi o primeiro a ser construído de raiz, em Portugal, dado que os restantes eram sempre construídos em edifícios já existentes. O farol entrou em funcionamento em 1772, numa torre com 22 metros de altura a uma altitude de 165 metros.
(Distância: 7 km NE)
A ponte, de um único arco, permite o atravessamento da ribeira da Samarra, e faz parte do que seria uma via a ligar duas villae importantes ou um acesso a uma via principal.