A Ermida de Nossa Senhora do Socorro está situada dentro de um povoado fortificado da Idade do Ferro.
É uma capela no cimo da serra com o mesmo nome, Serra do Socorro, e terá sido uma mesquita, segundo a tradição popular, construída durante a ocupação árabe e convertida depois ao cristianismo por D. Afonso Henriques.
Nos séculos XVI e XVII teve obras que lhe deram o aspeto atual com caraterísticas manuelinas. O interior foi melhorado nos séculos seguintes, com modificações no aspeto exterior no início do século XIX.
A capela, de nave única coberta com abóbada de cruzaria de ogivas, é precedida de galilé com abóbada de berço. As colunas do interior, que sustentam a abóbada, têm capitéis com tema náutico. Na capela-mor, de planta quadrada, com abóbada de nervuras, podemos ver nos cantos nichos e painéis de azulejos alusivos aos quatro evangelistas.
No altar-mor podemos ver a imagem de Nossa Senhora do Socorro com o Menino, sobre o sacrário, ladeada pelos Seus pais, S. Joaquim e Santa Ana.
É objeto de romaria, cujas festividades se realizam no dia 5 de agosto com realização de missa, procissão e arraial.
Existem em redor da capela habitações que podem ter servido para quem se dirigia ao local.
Do local da ermida podemos apreciar uma excelente paisagem sobre grande parte dos concelhos de que faz limite, Mafra e Torres Vedras.
Este ponto está situado na localidade Enxara do Bispo, na freguesia Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário.
A ermida está situada na junção entre a freguesia de Enxara do Bispo, do concelho de Mafra, e as freguesias de Dois Portos e Turcifal, do concelho de Torres Vedras. No entanto, é considerada pelos guias turísticos de Turcifal como estando nessa freguesia. Por este motivo, em Visitar Portugal foi incluída nas duas.
(Distância: 0 m N)
A Ermida de Nossa Senhora do Socorro, do séc. XVI, situa-se nos limites da freguesia de Turcifal e do concelho de Torres Vedras, no início do concelho vizinho de Mafra, dentro de um povoado fortificado da Idade do Ferro.
(Distância: 297 m S)
Na encosta da Serra do Socorro, a caminho de Enxara do Bispo, podemos ver a Fonte de Nossa Senhora do Socorro da qual está a imagem num painel de azulejos.
(Distância: 3 km E)
Igreja de Nossa Senhora da Luz em Patameira de Cima, freguesia de Sobral de Monte Agraço.
(Distância: 4 km SE)
Uma pequena capela situada na localidade de Pero Negro, freguesia de Sapataria, é de origem do século XVIII.
(Distância: 4 km SE)
Capela de Nossa Senhora da Fé em Zibreira da Fé, Santo Quintino
(Distância: 4 km NW)
No exterior do recinto da Igreja Matriz, no lado sul e junto da estrada, existe uma fonte que tem um painel de azulejos com uma imagem da Virgem Maria e a data de 1940.
(Distância: 4 km NW)
Segundo registos, existe esta Igreja Matriz de Turcifal, dedicada a Santa Maria Madalena, desde antes de 1353. No entanto, da primitiva igreja apenas resta o pavimento e as lápides dos sepulcros do séc. XVI.
(Distância: 6 km W)
(Distância: 6 km E)
Esta capela data do século XIII, na transição entre os períodos românico e gótico. É reconhecido como dos mais interessantes templos desta época da região de Lisboa.
(Distância: 6 km E)