A finalidade da Fundação é a promoção da arte, a beneficência, a ciência e a educação. Para esse fim existem diversas atividades na sede em Lisboa e nas delegações em França e Reino Unido.
Como atividades conta-se uma orquestra, um coro, salas de espetáculos e de congressos, uma Biblioteca de Arte, um Museu e o Instituto Gulbenkian de Ciência. Atribui bolsas de estudo seja por si própria, seja em parceria com outras entidades.
O complexo dos edifícios onde se situa a sede, o Museu e o Jardim circundante recebeu em 1975 Prémio Valmor e foi considerado Monumento Nacional em 2010.
Este ponto está situado na localidade Avenidas Novas, na freguesia Avenidas Novas.
(Distância: 53 m SW)
Palácio das Sarzedas, é um edifício do século XVII mandado edificar por D. Luís da Silveira, segundo Conde de Sarzedas.
(Distância: 161 m NW)
Este Arco é uma parte da estrutura de uma maravilhosa e a mais emblemática obra da engenharia hidráulica portuguesa, e consequentemente da cidade de Lisboa.
(Distância: 216 m SE)
O Museu Calouste Gulbenkian, aberto em outubro de 1969, contém uma coleção de cerca de seis mil peças de arte antiga e moderna. Destas, apenas pouco mais de mil se encontram expostas ao público.
(Distância: 555 m NE)
Um projeto de Porfírio Pardal Monteiro, foi o primeiro templo católico construído em Lisboa após a implantação da República.
(Distância: 637 m SE)
De construção do século XVII, foi sido inaugurada em 1652, dedicada ao mártir São Sebastião.
(Distância: 935 m S)
A Estufa Fria, um jardim botânico situado do extremo noreste do Parque Eduardo VII, contém plantas de espécies diversas.
(Distância: 1 km NE)
O ex-libris da tauromaquia portuguesa, situada no Campo Pequeno, foi a última das Praças que se fizeram em Lisboa.
(Distância: 1 km SE)
Este edifício centenário, que se encontra entalado pelas novas construções, marca a sua diferença e marca a presença de uma época de pessoas abastadas ou negociantes feitos no Brasil.
(Distância: 1 km NE)
O Palácio das Galveias foi construído no século XVII destinado a casa de campo dos Marqueses de Távora. Em 1759 foi confiscado pelo Estado pelo processo contra a família.
(Distância: 1 km SE)
Situada na Avenida Fontes Pereira de Melo desde 1906, está rodeado de um extenso jardim com anexos onde existiram as cocheiras, casa dos criados e lavadouro