Contribuindo para a cultura local, como tantos outros, este elemento, pela sua estrutura e capacidade, serve como ponto de encontro e de conversas para muitos dos populares desta localidade para a lavagem da roupa literalmente e também, é claro, em modo figurado.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova de São Pedro, na freguesia Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.
(Distância: 194 m SW)
Capela de Santo Antão, numa localidade chamada de São Pedro, assim aconteceu por ordem do destino, não se conhecendo qualquer dado sobre este templo.
(Distância: 567 m NE)
Situado a cerca de um quilómetro da aldeia com o mesmo nome, este povoado fortificado remonta ao Calcolítico Inicial, correspondendo entre 2700 e 2300 a.C.
(Distância: 666 m S)
Uma das caraterísticas de Portugal, acabou por transformar e marcar um pouco a vida dos portugueses e certas populações, com a sua vida espelhada nesta arte do azulejo.
(Distância: 785 m S)
Este pequeno espaço ajardinado é o ponto central e referencial da aldeia, e por isso o ponto de encontro dos aldeões para as reuniões políticas e sociais.
(Distância: 2 km SE)
Quase na fronteira entre os distritos de Lisboa e Santarém, no extremo leste do primeiro, este pequeno templo religioso ergue-se numa planta retangular, de uma só nave.
(Distância: 3 km SW)
Um parque infantil bem equipado num local bem agradável, com muitas árvores, boas sombras, ao lado de mesas e bancos.
(Distância: 3 km SW)
Mais um exemplar que em tempos não muito distantes serviu a população e que atualmente, e pelo aspeto um pouco abandonado, está como que a relegar um pouco o passado.
(Distância: 3 km SW)
A meio da subida do centro de Maçussa para leste encontramos um chafariz que teve decerto uma grande história no fornecimento de agua à povoação.
(Distância: 3 km SW)
Igreja Matriz de Maçussa, de planta retangular, de única nave. Com uma fachada simples, tem um rasgo do portal principal em arco abatido e é antecedida por uma escadaria.
(Distância: 3 km SW)
Segundo testemunhos locais, foi edificado em 1711 deixando de ter utilidade em 1952. Apesar disso mantém-se em bom estado exterior por ser o ex-libris de Maçussa.