Caraterístico de um povoado da Estremadura portuguesa, pois nela havia uma forte ligação ao meio rural com indícios de um espólio a descoberto nas diversas campanhas de escavações. Pastorícia, cerâmica e metalurgia, assim sucessivamente a importância, com elementos também encontrados nas escavações, sendo as duas últimas com poucos objetos.
Crê-se que a estrutura deste povoado fortificado sofreu alterações durante o período de ocupação, inclusivamente esta alteração teria pertencido ao Calcolítico Pleno compreendido entre 2300 a 2000 a.C. As fortificações foram reforçadas, entrando numa nova estratégica de implantação do castro.
Está classificado como Monumento Nacional, apesar do estado de abandono em que se encontra.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova de São Pedro, na freguesia Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.
(Distância: 567 m SW)
Um tanque retangular que serve oito pontos de lavagem, com uma cobertura de telhado.
(Distância: 759 m SW)
Capela de Santo Antão, numa localidade chamada de São Pedro, assim aconteceu por ordem do destino, não se conhecendo qualquer dado sobre este templo.
(Distância: 1 km S)
Uma das caraterísticas de Portugal, acabou por transformar e marcar um pouco a vida dos portugueses e certas populações, com a sua vida espelhada nesta arte do azulejo.
(Distância: 1 km S)
Este pequeno espaço ajardinado é o ponto central e referencial da aldeia, e por isso o ponto de encontro dos aldeões para as reuniões políticas e sociais.
(Distância: 2 km SE)
Quase na fronteira entre os distritos de Lisboa e Santarém, no extremo leste do primeiro, este pequeno templo religioso ergue-se numa planta retangular, de uma só nave.
(Distância: 3 km SW)
Um parque infantil bem equipado num local bem agradável, com muitas árvores, boas sombras, ao lado de mesas e bancos.
(Distância: 3 km SW)
Mais um exemplar que em tempos não muito distantes serviu a população e que atualmente, e pelo aspeto um pouco abandonado, está como que a relegar um pouco o passado.
(Distância: 3 km SW)
A meio da subida do centro de Maçussa para leste encontramos um chafariz que teve decerto uma grande história no fornecimento de agua à povoação.
(Distância: 4 km SW)
Igreja Matriz de Maçussa, de planta retangular, de única nave. Com uma fachada simples, tem um rasgo do portal principal em arco abatido e é antecedida por uma escadaria.
(Distância: 4 km SW)
Segundo testemunhos locais, foi edificado em 1711 deixando de ter utilidade em 1952. Apesar disso mantém-se em bom estado exterior por ser o ex-libris de Maçussa.