Igreja situada na aldeia de Vale do Paraíso, sendo este templo religioso conhecido por Nossa Senhora do Paraíso.
Também esta está ligada ao aparecimento da imagem da Virgem Maria no tronco de um sobreiro, por um pastor. A edificação foi concluída em 1555 pela Comendadeira do Mosteiro de Santos da Ordem de Santiago da Espada, donatária da vila de Aveiras de Cima a que também pertencia Vale do Paraíso.
Com o terramoto de 1755 Vale do Paraiso foi afetado e consequentemente a igreja veio a sofrer danos profundos, ainda hoje visíveis na porta principal, crendo-se na possibilidade do terramoto ter provocado maior estragos do que se descobriu.
De planta retangular, é formada por uma nave. A fachada apresenta o rasgo do portal em verga reta encimado de arquitrave. Por cima desta está uma janela que ilumina a nave.
Adossada a esta, à direita, está a torre sineira, tendo sido acrescentada na segunda metade do século XX, em 1957.
Este ponto está situado na localidade Vale do Paraíso, na freguesia Vale do Paraíso.
(Distância: 18 m NW)
Uma localidade, Vale do Paraíso, um coreto a fazer parte de uma lista de coretos de Portugal.
(Distância: 142 m SE)
Esta é daquelas fotos que inicialmente pode nada querer significar, simplesmente resume-se a uma casa de uma pequena localidade nos arredores de Lisboa. No entanto é uma casa com um passado histórico, ou palco de um período da história.
(Distância: 184 m SE)
Os lavadouros comunitários atualmente servem principalmente para embelezamento do espaço, embora em alguns locais sejam ainda utilizados para o que foram edificados.
(Distância: 1 km E)
Este pequeno templo religioso situa-se face à estrada nacional, num plano mais elevado, sem qualquer identificação própria, desenvolvendo-se numa planta retangular constituída por nave e capela-mor.
(Distância: 1 km E)
Um dos engenhos de obtenção de água e dos primeiros sistemas existentes em Portugal. Baseia-se numa roda para tirar água de poços, cisternas, reservatórios ou outros e que podem ser manobrados por uma ou mais pessoas e também por animais.
(Distância: 1 km E)
Solar dos Condes de Povolide e Palácio da Quinta da Cerca, são as duas denominações igualmente conhecidas para o edifício situado na Rua 25 de Abril, ou Estrada Nacional 366, quase em frente da Igreja Matriz.
(Distância: 2 km NW)
Igreja de Nossa Senhora da Purificação de Aveiras de Cima, foi edificada na segunda metade do século XX. Este templo veio substituir o original em consequência de sua completa ruína e degradação, tornando-se assim impossível a sua recuperação.
(Distância: 3 km NW)
Num pequeno jardim junto da Igreja Matriz existe um obelisco que é um Memorial aos Combatentes do Ultramar.
(Distância: 3 km NW)
A escola de Aveiras de Cima foi construída em 1906 no local onde existiu a casa dos pais de Francisco de Almeida Grandella.
(Distância: 3 km NW)
Num interessante ponto estratégico, fazendo a bifurcação da estrada nacional, a Fonte das Bicas é mais um espaço comunitário que ainda nos tempos de hoje prevalece incólume.