É deste largo que seguem as ruas para norte do concelho, para a entrada da Auto-Estrada do Norte que liga Lisboa ao Porto, para sul, em direção a Azambuja, para leste, em direção a outras localidades da mesma freguesia ou em direção aos concelhos de Cadaval e de Alenquer, para oeste para a parte mais alta da freguesia e para o concelho vizinho do Cartaxo.
É neste largo, ou nas imediações, que se concentram diversos estabelecimentos comerciais, cafés, mercearias, restaurantes, lojas de roupas, recordações, decoração e eletrodomésticos, empresas de serviços, mini-mercados.
Neste largo existem duas esculturas em ferro que, em conjunto com um desenho no empedrado do chão, mostram as localidades da freguesia de Aveiras de Cima e as atividades do campo atuais e antigas dessas mesmas localidades.
É também neste largo que se realizam os espetáculos pelos diversos festejos da vila, seja o Dia da Vila, Carnaval, Natal, Festa do Vinho (Ávinho) ou quaisquer outros.
Finalmente, é aqui também neste largo que se situa a Casa da Câmara, que teve serviços da Câmara Municipal de Azambuja e onde ainda existe um café.
Antes do arranjo urbanístico ocorrido há poucos anos, situava-se neste largo o Monumento aos Combatentes do Ultramar que agora está num pequeno espaço junto da Igreja Matriz.
Este ponto está situado na localidade Aveiras de Cima, na freguesia Aveiras de Cima.
(Distância: 66 m SW)
À semelhança de muitas outras localidades, também Aveiras de Cima teve a sua sala de cinema e outros espetáculos. Esta sala foi construída nos anos 50 por David Pinto, um empresário da vila, mas está desativada e fechada há mais de 20 anos.
(Distância: 121 m S)
Em Aveiras de Cima existe uma árvore, uma oliveira, que tem mais de 1000 anos e está classificada desde 24 de abril de 2000 como espécie protegida pela Direcção-geral dos Recursos Florestais.
(Distância: 126 m W)
A "Rosa do Miguel", de verdadeiro nome Rosa Maria Pereira, era uma senhora com dotes de enfermeira que ia a casa dos doentes para os ajudar dando injecções e em outras formas de tratamento.
(Distância: 166 m N)
Na parte nova da vila, na Rua 25 de abril, existe um pequeno jardim, o Jardim Municipal Joaquim Gomes Loureiro, inaugurado no dia 2 de fevereiro de 1993.
(Distância: 260 m SE)
A escola de Aveiras de Cima foi construída em 1906 no local onde existiu a casa dos pais de Francisco de Almeida Grandella.
(Distância: 295 m SE)
Num pequeno jardim junto da Igreja Matriz existe um obelisco que é um Memorial aos Combatentes do Ultramar.
(Distância: 321 m SE)
Num interessante ponto estratégico, fazendo a bifurcação da estrada nacional, a Fonte das Bicas é mais um espaço comunitário que ainda nos tempos de hoje prevalece incólume.
(Distância: 354 m SE)
Igreja de Nossa Senhora da Purificação de Aveiras de Cima, foi edificada na segunda metade do século XX. Este templo veio substituir o original em consequência de sua completa ruína e degradação, tornando-se assim impossível a sua recuperação.
(Distância: 737 m NW)
Esta quinta foi uma casa senhorial com grande importância económica em Aveiras de Cima. Está atualmente abandonada e em ruínas.
(Distância: 1 km NW)
Uma fonte situada no lugar de Casais do Vale de Coelho, denominada de Nossa Senhora da Nazaré, segundo a indicação do painel de azulejos afixado na parede da fonte.