Esta é uma construção idêntica a muitas outras da mesma época.
Durante várias décadas a sala foi utilizada, além de cinema, para diversos espetáculos, teatro, bailes, concertos e até festas de casamento e comícios políticos.
Sendo uma excelente sala de cinema, era frequentada por todos os habitantes da vila e outras localidades vizinhas. Ali havia sessões de cinema à sexta-feira, sábado e Domingo, além de sessões especiais para adultos, durante a semana.
Um dos acontecimentos cinematográficos mais famosos foi a projeção do filme "África Minha". Com várias sessões de projeção, em todas a sala estava cheia havendo mesmo pessoas em pé.
Após algum tempo já quase sem atividade, em que estava mais tempos fechado do que aberto, teve a sua última sessão de cinema no princípio da década de 90 com a projeção do filme "Jurassic Park", de 1993, em várias sessões especiais de fim de semana.
A existência das salas de cinema nos Centros Comerciais e as novas tecnologias nessa salas e também as que nos permitem ver filmes sem sair de casa ditaram a decadência desta sala de cinema. Tal como muitas outras assim locais esta sala, que teve em tempos grande vida, ficou transformada no que é agora, um edifício a cair em ruínas, sem qualquer interesse ou significado além da recordação.
Este ponto está situado na localidade Aveiras de Cima, na freguesia Aveiras de Cima.
(Distância: 59 m S)
Em Aveiras de Cima existe uma árvore, uma oliveira, que tem mais de 1000 anos e está classificada desde 24 de abril de 2000 como espécie protegida pela Direcção-geral dos Recursos Florestais.
(Distância: 66 m NE)
O centro de Aveiras de Cima define-se pelo Largo da República, local onde se junta a população para conversas, jogos, convívio e tudo o mais.
(Distância: 128 m NW)
A "Rosa do Miguel", de verdadeiro nome Rosa Maria Pereira, era uma senhora com dotes de enfermeira que ia a casa dos doentes para os ajudar dando injecções e em outras formas de tratamento.
(Distância: 219 m N)
Na parte nova da vila, na Rua 25 de abril, existe um pequeno jardim, o Jardim Municipal Joaquim Gomes Loureiro, inaugurado no dia 2 de fevereiro de 1993.
(Distância: 232 m SE)
A escola de Aveiras de Cima foi construída em 1906 no local onde existiu a casa dos pais de Francisco de Almeida Grandella.
(Distância: 268 m SE)
Num pequeno jardim junto da Igreja Matriz existe um obelisco que é um Memorial aos Combatentes do Ultramar.
(Distância: 321 m SE)
Igreja de Nossa Senhora da Purificação de Aveiras de Cima, foi edificada na segunda metade do século XX. Este templo veio substituir o original em consequência de sua completa ruína e degradação, tornando-se assim impossível a sua recuperação.
(Distância: 326 m E)
Num interessante ponto estratégico, fazendo a bifurcação da estrada nacional, a Fonte das Bicas é mais um espaço comunitário que ainda nos tempos de hoje prevalece incólume.
(Distância: 740 m NW)
Esta quinta foi uma casa senhorial com grande importância económica em Aveiras de Cima. Está atualmente abandonada e em ruínas.
(Distância: 1 km NW)
Uma fonte situada no lugar de Casais do Vale de Coelho, denominada de Nossa Senhora da Nazaré, segundo a indicação do painel de azulejos afixado na parede da fonte.