×
Pontos de Interesse no Concelho de Alenquer
Miradouro do Cabeço do Pardal (Ota)
Situado a cerca de 170 metros de altitude, tem um posto de observação para deteção de incêndios. Dali se avista toda a área em redor até ao mar que se consegue ver em dias desanuviados.
Moinho de Paúla (Cabanas de Torres)
Na entrada leste de Paúla existe uma curiosa réplica de um moinho de vento. Com cerca de um metro de altura, tem todos os componentes necessários e habituais nos moinhos verdadeiros.
Paço da Rainha Santa Isabel (Alenquer)
Alenquer recebeu uma monarca, D. Isabel de Aragão, que em nada era ligada à vila, e acabando o Paço da Rainha por ser a residência desta em Alenquer.
Palácio dos Marqueses de Angeja (Vila Verde dos Francos)
Em ruína, apenas se mantendo duas paredes, é de meados do séc. XV, a mando de D. Gonçalo de Albuquerque, para os Senhores e Condes de Vila Verde e Marqueses de Angeja.
Parque de Lazer dos Cortiços (Cabanas de Torres)
O Parque de Lazer dos Cortiços deve o nome à existência anterior de diversos cortiços que entretanto foram abandonados, mantendo-se no entanto o nome.
Pelourinho da Aldeia Galega (Aldeia Galega da Merceana)
Eleva-se sobre um soco de dois degraus circulares, sobre o qual se ergue a coluna e remate. A base é poligonal e talhada no mesmo bloco da primeira parte do fuste.
Rua Histórica (Aldeia Galega da Merceana)
Esta rua pavimentada numa tentativa da calçada portuguesa faz a ligação entre dois largos igualmente importantes, o do Pelourinho e o da Igreja Matriz.
Ruas Históricas (Cabanas de Torres)
Ruas que se confundem com a estrada nacional que nos transporta até Cabanas, ruas históricas com mais de quinhentos anos, todos os seus sentidos vão ter a este pequeno largo.
Vista Geral de Alenquer (Alenquer)
Com três versões distintas para a fundação de Alenquer, têm na sua primeira versão como sendo fundada por mulçumanos como Alen Ker, com o significado de Vontade de Alão, tendo sido conquistada por D. Afonso Henriques.
Vista Geral de Vila Verde dos Francos (Vila Verde dos Francos)
Vista geral de Vila Verde dos Francos, visto do castelo. É uma vila com pouco mais de mil e duzentos habitantes e está situada no sopé da Serra de Montejunto.