×
Pontos de Interesse no Concelho de Alenquer
Igreja de São Pedro (Alenquer)
O templo que vemos edificado corresponde ao século XVIII, a substituir um outro com o mesmo nome que teve a sua edificação no século XIII e que, por causa do terramoto de 1755, foi destruído.
Igreja Matriz da Aldeia Gavinha (Aldeia Gavinha)
Com a inscrição de 1724, na porta de entrada, de uma possível reconstrução, o templo original foi erigido nos finais do século XV e princípios do XVI, segundo indicam no interior elementos arquitetónicos.
Igreja Matriz de Alenquer (Alenquer)
Também Igreja de Nossa Senhora da Triana, com invocação de Nossa Senhora da Assunção, que é a Padroeira, foi fundada pela Rainha Santa Isabel no século XIV.
Judiaria (Alenquer)
Beco, travessa e rua, são as três vias de comunicação com o nome de Judiaria que resistiram aos tempos e que nos identificam o Bairro da Judiaria em Alenquer.
Junta de Freguesia da Aldeia Gavinha (Aldeia Gavinha)
A Junta está sediada num pequeno largo central da aldeia, sendo a representante máxima desta com uma população de aproximadamente mil e duzentos habitantes.
Junta de Freguesia de Cabanas de Torres (Cabanas de Torres)
Foi formada por gente oriunda de Torres Vedras que, para fugir à peste que então assolou a região, se fixaram aqui tendo feito cabanas para se abrigarem do vento.
Junta de Freguesia de Olhalvo (Olhalvo)
Aqui se apresenta o edifício que recebe o poder local desta freguesia composta por pouco mais de dois mil habitantes.
Largo Central (Aldeia Galega da Merceana)
Palco principal de uma aldeia que em tempos remotos teve um papel importante ao receber o seu primeiro foral de D. Dinis, que fez desta simples aldeia vila e sede da comarca.
Lugares Públicos (Alenquer)
Uma terra tão acidentada e antiga como Alenquer é factor propício para que a vila seja constituída por calçadas em vez de ruas.
Marco Histórico (Alenquer)
Em memória dos acontecimentos relacionados com a Rainha Santa Isabel foi perpetuado numa das paredes da Calçada Francisco Carmo este cruzeiro histórico.