Esta bomba foi dos primeiros utensílios a ser utilizado para retirar a água do poço. Uma maneira manualmente interessante de fornecer água para a população.
Na saída da Aldeia Galega da Merceana para a Aldeia Gavinha, a Capela de São Sebastião está situada numa bifurcação da estrada e perdida na sua resenha histórica e cronológica.
Esta capela é dos poucos testemunhos do antigo município desta aldeia. Acredita-se que tenha pertencido à quinta em frente, a qual já existiria no século XVI.
Posicionada num plano mais alto, tem-se acesso ao adro por quatro degraus. Fachada de frontão curvilíneo com portal em verga reta, encimado por uma janela quadrangular.
Situado à entrada da aldeia de Merceana, o Convento de Santo António de Charnais apresenta-se apenas estruturalmente. Começou a ser edificado nos inícios do século XVII.
Situado no Largo D. Leonor, este é mais um que persiste no embelezamento do espaço e talvez ainda tenha utilidade na festa em honra da Nossa Senhora da Piedade.
Situada na praça central da aldeia, este edifício do século XVI começou por ser durante séculos de privados tendo sido doado à Misericórdia apenas nos finais do século passado.
Baseado numa lenda sobre a aparição de Nossa Senhora, foi edificada no séc. XIV esta ermida para preservação e adoração ao culto da imagem a esta Senhora.
Esta igreja é um dos elementos da aldeia que foi testemunha remota do município. Edificada no séc. XVI, foi alvo de posteriores obras até aos nossos dias.