O complexo conventual teve o seu início em 1690 com as obras a arrastarem-se durante dezoito anos e com o empenho e contributo do Monarca de então D. João V, como forma de agradecimento pela cura de uma doença sofrida em 1700.
O convento está posicionado numa planimetria retangular. As duas entradas situam-se em posições diferentes com a da conventual posicionada para norte e o do templo religioso virada a sul.
O rasgo é constituído por uma moldura em verga reta, de entablamento decorativo, encimado por um frontão decorado. Este conjunto finaliza com uma janela pequena e retangular. Dá acesso a uma pequena sala que num dos lados tem uma abertura que no seu interior é giratória, sendo no seu tempo utilizada para deixar os recém nascidos. Este espaço conventual atualmente alberga o Museu Madre Maria do Lado.
Da igreja, o portal também é de moldura em verga reta encimado por um frontão curvo, encimado por um painel oval decorado com motivos eucarísticos. Esta dá acesso à única nave, toda ela forrada com azulejos pintados em azul e branco, percorrida por uma cimalha volumosa e coberta por abóbada de berço pintada com um painel da Adoração à Hóstia ao centro, que é revestido por azulejos com representação da vida de São Francisco.
A nave também possui uma divisória com um rasgo do tamanho de uma porta encimado por uma abertura maior, protegido por grades. Por trás desta divisória e que está ligada ao convento, era um espaço no qual as freiras do convento assistiam às celebrações. Atualmente está exposta a Madre Maria do Lado, com o seu nome próprio de Maria de Brito, a fundadora deste conjunto conventual.
A partir de 1939, a igreja está classificada como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Louriçal, na freguesia Louriçal.
(Distância: 63 m N)
Foi com D. João V que o aqueduto do Louriçal foi mandada edificar para reforçar o abastecimento de água ao Mosteiro do Santíssimo Sacramento.
(Distância: 66 m NE)
Nos finais do século XVI a vila começava a dar sinais de expansão quando foi fundada a Irmandade da Misericórdia de Louriçal.
(Distância: 105 m E)
Este cruzeiro, que já foi um pelourinho, está situado no largo da Igreja Matriz e também perto do Convento de Louriçal.
(Distância: 133 m E)
A igreja original de Louriçal foi edificada no séc. XIII, sendo a estrutura atual do século XVIII.
(Distância: 5 km NE)
(Distância: 5 km NE)
Uma capela construida na década de 1970 dedicada a Nossa Senhora da Graça, tendo as suas festividades no mês de Agosto. Uma placa na parede da capela refere o Padre Virgílio Francisco Gomes que fez construir esta capela entre agosto de 1975 e dezembro de 1980.
(Distância: 5 km N)
(Distância: 6 km N)
(Distância: 6 km NE)
(Distância: 6 km NW)
O Mosteiro de Santa Maria de Seiça, enquadrado na beleza natural que o rodeia, é um dos exemplos da arquitetura religiosa.