Nos finais do século XVI a vila começava a dar sinais de expansão quando foi fundada a Irmandade da Misericórdia de Louriçal, para a qual o templo da confraria terá sido edificado na mesma época.
À semelhança de outros templos religiosos da Misericórdia nos finais do século XVI e início do século XVII, nos pequenos centros urbanos, apresentavam uma planimetria longitudinal de uma só nave e capela-mor mais elevada e, neste caso, tribuna de mesários, que faz a ligação entre o interior do templo e a Casa do Despacho.
A fachada apresenta um portal de moldura em verga reta encimado por um pequeno frontão de aletas com o escudo de Portugal centrado, ladeados por janelas de gosto barroco. Possui ainda um postigo redondo e dois ovais em tímpano.
Anexo a esta capela está o edifício do Despacho, possuindo um piso superior com um balcão alpendrado assente em colunas toscanas com acesso por uma escada.
Em 1967 entra para os Imóveis de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Louriçal, na freguesia Louriçal.
(Distância: 34 m W)
Foi com D. João V que o aqueduto do Louriçal foi mandada edificar para reforçar o abastecimento de água ao Mosteiro do Santíssimo Sacramento.
(Distância: 66 m SW)
O complexo conventual teve o seu início em 1690, com o empenho e contributo de D. João V, como agradecimento pela cura de uma doença sofrida em 1700.
(Distância: 87 m SE)
Este cruzeiro, que já foi um pelourinho, está situado no largo da Igreja Matriz e também perto do Convento de Louriçal.
(Distância: 122 m SE)
A igreja original de Louriçal foi edificada no séc. XIII, sendo a estrutura atual do século XVIII.
(Distância: 5 km NE)
(Distância: 5 km NE)
Uma capela construida na década de 1970 dedicada a Nossa Senhora da Graça, tendo as suas festividades no mês de Agosto. Uma placa na parede da capela refere o Padre Virgílio Francisco Gomes que fez construir esta capela entre agosto de 1975 e dezembro de 1980.
(Distância: 5 km N)
(Distância: 6 km N)
(Distância: 6 km NE)
(Distância: 6 km N)